A incrível história de amor entre o narcotraficante mais procurado do mundo e a estrela mais famosa da Colômbia.
Um testemunho revelador do affair entre a jornalista colombiana Virginia Vallejo e o «Rei da Cocaína», o famoso narcotraficante de Medellín, Pablo Escobar.
O filme Escobar, protagonizado por Javier Bardem e Penélope Cruz, é baseado neste livro.
Em Junho de 2006, um avião da DEA retirava Virginia Vallejo da Colômbia. A sua vida estava em perigo por se ter tornado a testemunha-chave num dos processos criminais mais importantes da segunda metade do século xx no seu país: o assassinato de um candidato presidencial e o holocausto do Palácio da Justiça colombiano.
Vinte e cinco anos antes, Virginia Vallejo era a apresentadora de televisão mais importante da Colômbia e a sua beleza fazia capas das mais importantes revistas do mundo. Cortejada por milionários e políticos, em 1982 conhece Pablo Escobar, um misterioso político de 32 anos que, na realidade, comandava um mundo de riqueza inigualável no qual grande parte do fluxo de dinheiro, procedente do tráfico de cocaína, era canalizada para projectos de caridade e para as campanhas presidenciais dos candidatos de sua eleição.
Uma história de amor convertida numa crónica de horror e vergonha que descreve a evolução de uma das mentes criminosas mais sinistras do nosso tempo: a sua capacidade de infundir terror e gerar corrupção, as ligações entre os negócios ilícitos e várias figuras de Estado, os assassinatos e a guerra que engoliram o seu país.
Amando Pablo, Odiando Escobar é também uma visão íntima do barão da droga, plena de glamour e espírito de sobrevivência. Virginia Vallejo narra esta história de forma tão crua quanto íntima, como mais ninguém poderia ter feito.