Tudo na natureza apenas continua: nota da editora

Yiyun Li  é uma escritora sino-americana, autora de romances, contos e ensaios, professora na Universidade de Princeton. Yiyun Li é uma mãe que, entre 2017 e 2024, perdeu os dois filhos adolescentes, ambos por suicídio. Uma escritora-mãe em luto. Uma mãe-escritora que perpetua, para os seus leitores, a vida dos seus filhos. A presença deles, Vincent e James, permanece junto de Yiyun Li: não como dado espiritual, mas como lei do universo. Este livro não é uma elegia. Tampouco é um lamento, uma estratégia de sobrevivência, sequer um fluxo de incredulidade e fúria. Tudo na natureza apenas continua senta-se ao piano, conversa com amigos, prepara panquecas, profere lições sobre literatura, lança sementes no jardim da casa de família, para que a cada Primavera se assista a um recomeço.

«Os filhos morrem, e os pais continuam a viver.»
Para os leitores, Vincent e James morreram. Para Yiyun Li, o fim da vida dos seus filhos transformou-a numa mãe para sempre, em cada instante dos seus dias, até à sua própria morte. Tudo na natureza apenas continua é disso o testemunho.

Os melhores livros são aqueles sobre os quais não se consegue falar – talvez.
Os melhores livros são aqueles sobre os quais há tanto a dizer, que o discurso se torna gongórico e impertinente – talvez.
Os melhores livros são aqueles que transformam quem os lê – sem dúvida.

MADALENA ALFAIA
Editora da Alfaguara

 

Partilhar:
Outros artigos: