Plano Nacional de Leitura
Literatura – Maiores de 18 anos
Quando a mãe de Beth Harmon, de oito anos, morre num acidente de viação, a menina é enviada para orfanato em Mount Sterling, Kentucky. Simples, taciturna e tímida, ao que tudo indica, Beth não se destaca… até jogar a sua primeira partida de xadrez. Os seus sentidos ficam mais aguçados, o pensamento mais claro e, pela primeira vez na sua vida, ela sente-se totalmente no controlo.
Sem dinheiro nenhum, Beth está desesperada para aprender mais sobre esse jogo que se tornou a sua vida – rouba uma revista de xadrez, dinheiro suficiente para entrar num torneio e também alguns dos tranquilizantes da mãe adoptiva, nos quais está viciada.
Aos treze anos, vence um torneio de xadrez; aos dezasseis, compete no US Open Championship; aos dezoito, é campeã dos Estados Unidos – e a Rússia espera por ela… Mas, à medida que Beth aprimora as suas habilidades no circuito profissional, as apostas ficam mais altas, o seu isolamento fica mais assustador, as suas incontroláveis adicções e a ideia de escapar tornam-se ainda mais tentadoras.
Os elogios da crítica:
«Apaixonante. Uma leitura viciante.»
Financial Times
«Hipnótico.»
Newsweek
«Excepcional.»
Time Out
«Convincente. Uma obsessão magnífica.»
Los Angeles Times
«Beth Harmon é uma criação inesquecível – e Gambito de Dama é a obra mais consumada e comovente de Walter Tevis.»
Jonathan Lethem
«Gambito de Dama é puro entretenimento. É um livro que releio frequentemente… pelo puro prazer e pela habilidade do autor.»
Michael Ondaatje