Esqueça tudo o que achava que sabia sobre peixe. Não, ele não é sinónimo de refeições aborrecidas. Não, ele não tem de ficar seco e sem sabor. Não, não vale usar a memória daquela pescada cozida da sua infância como desculpa para não comer mais peixe.
Teresa Cameira, que se apaixonou pela cozinha quando era pequena, acaba com os mitos em O livro do peixe, editado pela Arena. Há receitas simples e saborosas e, garantimos-lhe, vai querer experimentá-las todas. A primeira pode ser já a salada de cavala.
Agora é consigo: bons cozinhados e bom apetite!
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 8 filetes de cavala
- 150 gramas massa pevide ou couscous
- Meia cebola roxa
- 100 gramas tomate cereja
- 1 limão
- 250 gramas legumes verdes em pedaços, dependendo da época do ano (brócolos, courgette, couve-galega)
- 25 gramas salsa picada (cerca de uma mão-cheia)
- b. azeite
- b. sal
- b. pimenta preta
Como se faz:
- Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante. Depois de cozida, escorra bem, tempere com sal e pimenta preta, acrescente a raspa e sumo do limão, uma parte da salsa picada e envolva com cuidado. Reserve.
- Corte os legumes que vai usar em pedaços; aqueça uma frigideira bem larga e, quando quente, coloque os legumes para os marcar. Quando marcados de ambos os lados, acrescente um fio de azeite e mexa bem. Reserve.
- Na mesma frigideira, coloque o tomate inteiro e deixe que ganhe cor sem mexer muito; junte um fio de azeite, envolva bem e retire do lume.
- Tempere os filetes de cavala com sal. Grelhe-os num fio de azeite cerca de dois a três minutos de cada lado (dependerá sempre do tamanho e altura dos filetes). Deixe arrefecer ligeiramente e lasque com cuidado sem desfazer em demasia o peixe.
- Num prato largo e fundo, envolva com cuidado a massa, os legumes, o tomate, o peixe lascado e metade da salsa. Termine com a restante salsa e quartos de limão.