Uma versão rica, poética e socialmente relevante do grande clássico espiritual-filosófico do taoismo, da autoria de um ícone literário.
Lao Tzu foi um dos mais importantes filósofos da China Antiga e uma personagem-chave na cultura chinesa. Contemporâneo de Confúcio, presume-se que tenha vivido por volta do século VI a. C. Foi fundador do taoismo, sendo autor do livro Tao Te Ching, obra que continua a inspirar milhões de leitores.
A maioria das pessoas conhece Ursula K. Le Guin pelo seu extraordinário talento na ficção científica e fantasia.
Poucos sabem como os temas taoistas se encontram disseminados pela sua obra. Este livro presenteia-nos com a visão única e surpreendente de Le Guin sobre o clássico fundador da filosofia taoista.
Baseando-se numa vida inteira de contemplação e incluindo extensos comentários ao longo do livro, Le Guin abre uma janela notável para os ensinamentos inspiradores e inultrapassáveis do texto de Lao Tzu e reflete sobre o seu valor inestimável para o nosso mundo.
Numa linguagem simples e compreensível, mas fifi el à beleza poética da obra original, esta é uma versão única, quer para os leitores de longa data do Tao Te Ching, quer para aqueles que descobrirão o texto pela primeira vez.
Os elogios da crítica:
«O tipo de obra a que a grande poeta polaca Wis?awa Szymborska se refere quando fala sobre “aquele raro milagre em que uma tradução deixa de ser uma tradução e se torna… um segundo original”. Vale a pena saborear todo o livro — tanto pela substância ancestral quanto pelo esplendor estilístico de Le Guin.» — Maria Popova, The Marginalian