L. FRANK BAUM (1856–1919) nasceu em Chittenango, Nova Iorque. Foi numa esplêndida propriedade de campo de família que passou a infância, e começou a escrever desde muito jovem. Aos 15 anos, o pai ofereceu-lhe uma prensa. Pouco tempo depois, com um dos seis irmãos, começou a publicar um pequeno jornal.
Ao longo da sua vida, usando vários pseudónimos, Baum publicou centenas de obras, entre romances, contos, poemas, artigos de imprensa e guiões (além da escrita, o teatro foi outra das suas paixões).
Mas foi como escritor de livros para o público infantojuvenil que se distinguiu. Os seus primeiros textos são baseados em contos tradicionais e é precisamente num deles que aparece pela primeira vez a personagem chamada Dorothy. Porém, a terra maravilhosa de Oz surgirá apenas em 1900, no livro O Feiticeiro de Oz. Este será o primeiro de uma série de livros sobre este universo encantado que cativou de imediato a atenção de crianças e adultos, e que tem inspirado criadores de todos os géneros artísticos.