Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, ou Nicolau Maquiavel em português, nasceu em Florença em 1469.
A educação do diplomata, filósofo, escritor e historiador renascentista foi fraca, devido aos parcos recursos dos pais, mas integrou o tradicional estudo da Gramática, da Retórica e do Latim.
Ao longo de 14 anos, Maquiavel observou a forma como os políticos pensavam, agiam e reagiam, e testemunhou um dos períodos mais convulsivos tumultuosos da História da península Italiana, dominada por lutas de poder e guerras sangrentas entre cidades-Estado.
Em 1512, com o regresso da família Medici ao poder florentino, Maquiavel é destituído dos seus cargos, acusado de conspiração, aprisionado, torturado e, finalmente, expulso da sua cidade.
Refugiou-se em San Casciano com a mulher e os filhos e aí escreveu O Príncipe, um tratado de teoria política particularmente inovador para a época. Foi também durante o seu exílio que escreveu Discurso sobre a primeira década de Tito Lívio (1517) e A arte da guerra (1519-1520).
Após um brevíssimo regresso à vida pública, Nicolau Maquiavel, hoje considerado o fundador da filosofia política moderna, morreu na sua cidade-natal a 21 de junho de 1527.