É oficial: Balada para Sophie vai voar das páginas do livro para uma série televisiva. Os Universal International Studios serão os responsáveis pela adaptação da novela gráfica com argumento de Filipe Melo e arte de Juan Cavia.
O projeto será realizado em parceria com a IDW Entertainment, que desenvolve obras da IDW Publishing e da Top Shelf Productions (precisamente a chancela norte-americana de Balada para Sophie).
O livro conta a história da rivalidade entre dois pianistas franceses, recordada através de um deles, Julien Dubois. Deparando-se com a reta final da sua vida, abre-se finalmente com uma jovem jornalista para relatar rivalidades, desamor e arrependimentos.
Editado pela Companhia das Letras em junho de 2021, encontra-se na quarta edição. Venceu o Prémio Livro do Ano Bertrand (para Ficção Lusófona, escolha dos livreiros) e o Prémio Amadora BD (para Melhor BD de Autor Português). Mais recentemente, foi nomeado para quatro prémios Eisner, a distinção mais importante no mundo da banda desenhada.