Penguin Random House Grupo Editorial Portugal lança um programa de Bolsas de criação Literária para incentivar a escrita em português e descobrir novos autores. As Bolsas serão atribuídas de acordo com os critérios e normas a seguir estipulados.

Perguntas frequentes

A modalidade de Ensaio abrange categorias como não-ficção literária, biografia, ensaio pessoal, político, histórico, social, e reportagem.

Não. As obras infantojuvenis não estão incluídas nas modalidades das Bolsas de 2025. Consultar o artigo 5 do Regulamento.

Sim. Cada candidato poderá submeter mais de um manuscrito, desde que sejam cumpridos os requisitos indicados no Regulamento.

Não. Consultar o artigo 5 do Regulamento.

Serão aceites as candidaturas submetidas até dia 23 de junho, nas condições estipuladas no Regulamento.

Não. Os candidatos que não tenham sido selecionados não receberão um e-mail sobre os motivos que levaram à não seleção da sua obra. Consultar o artigo 8 do Regulamento.

Não. Dada a natureza e especificidade do concurso, não será possível apresentar uma avaliação das obras submetidas.

Em caso de submissão repetida, deve enviar um e-mail para o endereço bolsas_literarias@penguinrandomhouse.com  informando qual a candidatura que deve ser considerada válida.

No caso de ter carregado o ficheiro errado ou apresentado dados incorretos no processo de candidatura, deve enviar um e-mail para o   endereço  bolsas_literarias@penguinrandomhouse.com pedindo a desconsideração dessa mesma candidatura. De seguida, deve iniciar o processo para submissão da obra a partir do primeiro passo.

Não. O objetivo das Bolsas é fomentar a criação de novas obras literárias.

Sim. A título de exemplo: o candidato tem um um ensaio publicado e pretende candidatar-se com um romance – pode enviar o primeiro juntamente com a obra a concurso.

Sim, pode. A atribuição da Bolsa não exige exclusividade, podendo os bolseiros manter as atividades laborais ou outras em simultâneo.

As condições de publicação e respetivos direitos da obra serão alvo de um contrato específico com as condições acordadas entre ambas as partes.

A Penguin Random House Grupo Editorial terá direito de preferência e exclusividade para publicação da Obra, nos termos e condições definidos no contrato a celebrar com o beneficiário da Bolsa aquando da atribuição da mesma.

Não existe limite de páginas.

Não. O objetivo das Bolsas é fomentar a criação de novas obras literárias.