Chegou uma nova coleção: Objetivamente

Uma coleção de breves ensaios, que chega às livrarias dia 31 de março
Manifesto

Reconhecer a vertigem da mudança, dar a palavra a quem pensa e problematiza a atualidade, aceitar o incómodo, instigar à intervenção, recusar a insularidade, rejeitar o escapismo. É este o mote de Objetivamente, uma coleção de ensaios curtos que analisam as transformações em curso, expõem contradições e apelam a mudanças urgentes. 

A experiência do presente pode e deve ser radicada na crítica de modelos sociais, económicos e políticos, na releitura da história e dos seus momentos cruciais à luz de novas perspetivas, no questionamento de narrativas e compreensão de metanarrativas. Apresentamos aqui as premissas para responder a perguntas impossíveis, as ferramentas para imaginar o futuro.

Teoricamente, são as ideias que mudam o mundo. Objetivamente, somos nós.

Tradução de Rita Custódio e Àlex Tarradellas.

Estive aqui e lembrei-me de nós: Uma história sobre turismo, trabalho e classe

Um ensaio original sobre o trabalho, o turismo e o direito ao descanso num futuro pós-capitalista

O turismo mudou a face das nossas cidades e foi um verdadeiro motor económico para vários países nos últimos anos. No entanto, teve efeitos indesejados e, hoje, o modelo de negócio promovido e praticado por este setor é obviamente insustentável. Neste livro, a jornalista Anna Pacheco explora as contradições entre o luxo que os hotéis de cinco estrelas vendem aos seus clientes e a realidade social, económica e laboral de quem neles trabalha. Um misto de trabalho de campo antropológico, crónica e ensaio, Estive aqui e lembrei-me de nós é uma radiografia brilhante da relação entre turismo de luxo, exploração laboral e os sonhos da classe média sob a égide do capitalismo selvagem.

Tradução de Gonçalo Neves.

Uma [Muito] Breve História da Economia

Um dos 100 livros do ano para a Lire Magazine, esta é uma história da economia escrita a pensar naqueles que acham que não se interessam por economia

Revisitando as grandes etapas da história da economia e da sociedade, Daniel Cohen mistura, numa linguagem acessível, economia, história e antropologia, para compreendermos aquilo que move as economias desde o princípio dos tempos. Um ensaio apaixonante, profundamente humanista, por um dos intelectuais mais influentes do século XXI, com prefácio de Esther Duflo, Prémio Nobel da Economia.

Partilhar:
Outros artigos: