Conhecidos os Vencedores da Primeira Edição das Bolsas Literárias Penguin

A Penguin Random House tem o prazer de anunciar que Catarina Barros e Carolina Novo são as vencedoras das Bolsas Literárias Penguin 2025, cuja criação havia sido anunciada a 23 de Abril deste ano.

Depois de avaliadas cerca de 400 candidaturas, o júri das Bolsas Literárias Penguin 2025 deliberou, por maioria, atribuir a Bolsa de Ensaio a Catarina Barros e a Bolsa de Ficção Narrativa a Carolina Novo. Nas várias reuniões do júri, pesaram na decisão de seleção de finalistas e vencedores critérios como o domínio da língua, a qualidade da amostra do manuscrito, assim como a criatividade e originalidade da proposta. O júri de 2025 foi composto pela jornalista e escritora Inês Fonseca Santos, pelo escritor João Tordo, e, dentro da Penguin Random House, por Clara Capitão, Diana Garrido, Eurídice Gomes e Madalena Alfaia.

A cada projeto vencedor será atribuída uma bolsa no valor de 7.500 euros.

 

Sobre as Bolsas Literárias, Clara Capitão, diretora editorial da Penguin Random House em Portugal, afirmou: «Damos os parabéns às vencedoras da primeira edição das Bolsas Literárias Penguin. Ambas conquistaram o júri pela qualidade e originalidade dos manuscritos submetidos, e pelos promissores projetos literários que connosco partilharam. E ambas sublinharam a importância da bolsa para darem continuidade ao trabalho iniciado, o que é para nós motivo de satisfação acrescida. Na Penguin, o nosso entusiasmo foi desde logo despertado pelo volume de propostas recebidas, e a qualidade e o rasgo de muitas delas. É estimulante, para quem trabalha todos os dias com livros e escritores, testemunhar a energia criativa que estas Bolsas suscitaram e antever nas propostas que nos chegaram uma expectativa de rejuvenescimento do panorama literário nacional. Todo este processo – desde imaginarmos estas Bolsas até à escolha dos projetos vencedores – nos traz alento e energia, porque traduz o nosso compromisso com iniciativas que promovam a leitura, a escrita e o surgimento de novas vozes.»

 

Sobre as vencedoras:

Catarina Barros nasceu em Lisboa em 1984. Licenciou-se em Filosofia, com uma pós-graduação em Estudos Sobre as Mulheres. Atualmente é gestora de ciência no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Tem textos de prosa, poesia, ensaio e teatro publicados em várias antologias e revistas.

Carolina Novo nasceu no Porto em 1995, onde atualmente reside. Cresceu no interior de Portugal, em Vial Real, o que lhe moldou a visão e inspiração para escrever. Formada em Relações Internacionais e Política, é mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes.

Partilhar:
Outros artigos: