A cozinha deliciosa e ousada do carismático chef Jaime Oliver junta-se ao aparelho do momento no apetecível Air Fryer Fácil. Repleto de truques, inspiração e novas ideias, este livro vai ajudar a cozinhar pratos fáceis, saborosos e nutritivos vezes sem conta.
Noodles de beringela em molho agridoce picante
1 beringela (250 g)
1 dente de alho
1 pak choi
1 c. sopa de amendoins torrados, sem sal
1 c. sopa de molho agridoce picante
50 g de noodles de udon grossos, para wok
4 cebolinhas
½ malagueta vermelha fresca
½ alface-francesa pequena
2 raminhos de hortelã ou coentros
1 c. sopa de óleo de amendoim crocante com sésamo e malagueta
1 c. sopa de vinagre balsâmico
Serve: 1 pessoa
Corte a beringela no sentido do comprimento em fatias de 1 cm de espessura e, depois, em tiras de 1 cm de largura. Retire a grelha da gaveta da air fryer, distribua a beringela pela gaveta e cozinhe a 200 °C durante 15 minutos, agitando a meio do tempo de confeção.
Descasque o alho e corte-o em fatias finas. Corte o pak choi em quartos, no sentido do comprimento. Quando o tempo terminar, retire a gaveta, adicione o alho e os amendoins, regue com o molho agridoce picante e agite para envolver. Coloque o pak choi ao lado e cozinhe a 200 °C durante 5 minutos ou até a beringela estar tenra e caramelizada.
Numa taça, cubra os noodles com água a ferver para os amolecer e reserve. Apare as cebolinhas e corte-as finamente, bem como a malagueta. Separe as folhas da alface e escolha as folhas das ervas aromáticas.
Escorra os noodles e adicione-os à gaveta com a maior parte da malagueta e das cebolinhas, o óleo de amendoim e o vinagre balsâmico. Envolva tudo muito bem, tempere a gosto e transfira para uma taça de ir à mesa. Disponha as folhas de alface ao lado, espalhe por cima o que sobrou da malagueta e das cebolinhas, juntamente com as ervas, e sirva.
Whoopie pies de menta com chocolate
1 tablete de chocolate de menta (145 g) ou outro equivalente
150 g de queijo-creme, gordo
85 g de manteiga sem sal
200 g de farinha sem fermento
100 g de açúcar branco refinado
3 c. sopa de cacau, em pó ½ c. chá de bicarbonato de sódio
100 g de pepitas de chocolate de leite ou preto
2 ovos médios
Serve: 8 pessoas
Para preparar o recheio, parta 120 g de chocolate em pedaços pequenos e coloque numa tigela resistente ao calor. Derreta na air fryer a 170 °C durante 3 minutos, mexa até ficar homogéneo e misture com o queijo-creme. Cubra e deixe no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora para solidificar.
Derreta a manteiga numa taça resistente ao calor a 170 °C durante 4 minutos. Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o cacau e o bicarbonato de sódio, incorporando por fim as pepitas de chocolate. Junte a manteiga derretida e os ovos, misturando até obter uma massa homogénea. Com as mãos húmidas, molde 16 bolas e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal, achatando-as ligeiramente.
Forre a grelha da air fryer com papel vegetal. Coloque 4 a 6 bolachas no tabuleiro, deixando um espaço de 1 cm entre elas. Cozinhe durante 10 minutos a 170 °C (12 minutos, se refrigeradas, ou 15 minutos, se congeladas). Transfira as bolachas para uma rede própria para arrefecerem e repita com o resto da massa.
Quando as bolachas estiverem completamente frias, espalhe o recheio entre duas bolachas, esfarelando o chocolate restante sobre o recheio antes de fechar cada «sanduíche».
Antecipe-se:
Se não forem cozinhadas de imediato, cubra as bolachas cruas e guarde-as no frigorífico, até 2 dias, ou no congelador, até 3 meses. Bolachas já prontas podem ser armazenadas num recipiente hermético à temperatura ambiente até 3 dias, com o recheio guardado no frigorífico, pronto a montar.