Cozinhar refeições em simultâneo, uma para os adultos e outra para as crianças, é muitas vezes o prato do dia – literalmente. Mas isso pode acabar.
Carolina Almeida resolveu esse problema ao criar receitas para adultos que podem ser facilmente adaptadas a crianças e bebés a partir dos seis meses. São nutritivas e muito fáceis de confecionar.
Não acredita? Damos-lhe um exemplo: muffins de amêndoas e framboesa. São uma das muitas sugestões de Comida de bebé, editado pela Arena, e podem ser consumidos a partir dos dois anos. A receita para oito muffins contém glúten. Ovo e amêndoas fazem parte dos alergénicos.
Vamos provar?
Ingredientes
Para a compota de framboesa:
1 chávena de framboesas
1 pedaço de casca de limão
1 ½ colheres de sopa de sementes de chia
Para os muffins:
1 ovo
½ chávena de puré de maçã
½ chávena de óleo de coco neutro
¼ de chávena de bebida de amêndoas
2 colheres de sopa de geleia de arroz (opcional; +2 anos)
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 chávena de farinha de amêndoas
½ chávena de farinha de aveia
1 colher de chá de fermento
Manteiga de amêndoas para servir
Para a compota de framboesa
Num tacho, cozer as framboesas com a casca de limão em lume brando durante 20 minutos. Ir mexendo e amassando as framboesas com a parte de trás da colher. Adicionar as sementes de chia e mexer. Deixar cozinhar por mais 5 minutos. Reservar.
Para os muffins
Pré-aquecer o forno a 180 °C. Untar as formas de muffins com óleo de coco e farinha. Numa tigela, juntar o ovo, o puré de maçã, o óleo, a bebida de amêndoas, o vinagre e a geleia de arroz, caso esteja a usar. Acrescentar as farinhas e, por fim, o fermento, e envolver até as farinhas estarem bem incorporadas na massa. É importante não misturar demasiado para os muffins ficarem fofinhos. Colocar a massa em cada forma enchendo-a até meio. Colocar duas colheres de chá de compota no meio dos muffins e, por fim, adicionar um pouco mais de massa em cima. Levar ao forno durante 20 a 25 minutos. Sirva os muffins barrados com um pouco de manteiga de amêndoas ou amendoim por cima.
Como conservar
Os muffins podem ser conservados à temperatura ambiente por dois dias ou congelados por até três meses. Deixe-os arrefecer, coloque-os num saco com fecho, sem sobrepor, e congele. Quando quiser servir, descongele-os no frigorífico durante a noite e sirva-os ao pequeno-almoço, ou coloque-os na lancheira.
Como adaptar
Se tem um bebé com menos de 2 anos, só precisa de fazer a receita sem a geleia de arroz. Para oferecer ao bebé antes de fazer a pinça fina, pode cortar o muffin em 2 ou 4 pedaços. Depois de o bebé fazer a pinça fina, pode cortar o muffin em pedaços pequenos para que ele possa agarrar com a ponta dos dedos.