Hugo Gonçalves vence Prémio Literário Fernando Namora Estoril Sol 2024

O romance Revolução, de Hugo Gonçalves, é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora 2024. Editado pela Companhia das Letras, trata-se de um romance a tempos trágico, a tempos cómico, sobre a liberdade e as relações familiares, sobre as escolhas que nos definem e as omissões que nos revelam.

«Com um estilo direto, fluído e comunicativo e com uma linguagem que se alia à expressão do tempo e dos seus atores sociais, Revolução é um livro que se impõe literariamente, graças ao modo como liga “pontas soltas” da história portuguesa recente,» afirmou o júri do prémio, ao qual presidiu Guilherme d’Oliveira Martins.

Clara Capitão, editora, acrescenta ainda que «a atribuição do Prémio Literário Fernando Namora a Revolução confirma o que pressenti como editora deste livro: que é um dos romances mais ambiciosos das últimas décadas a versar sobre a história contemporânea de Portugal. Através de uma poderosa saga familiar, Hugo Gonçalves cria um fresco impressionante da segunda metade do século XX, com o 25 de Abril no epicentro.»

Partilhar:
Outros artigos: