Lev – Literatura em Viagem 2025

Chama-se Lev – Literatura em Viagem e convida a embarcar pelas histórias dos livros e dos seus autores, em conversas descontraídas, abertas ao público e de acesso gratuito. De 5 a 13 de abril, a cidade de Matosinhos será o porto de chegada de um painel de autores de renome nacional e internacional, que se juntam à conversa para viajar entre histórias e perspetivas sobre vários temas da atualidade.

A bordo desta viagem literária estão já confirmados nomes bem conhecidos do grande público, como Hugo Gonçalves e Rita Redshoes, aos quais se junta um elenco inédito de escritores internacionais, como Sofi Oksanen e Dino Baldi

Filipe Melo inaugura o segundo dia do festival com a conversa “Chegar, Ver e Escrever” que procura responder respondem à pergunta: “Como se escreve algo para ser visto?”. Desde a televisão à banda desenhada e da ilustração ao guião, a sessão debruça-se sobre processo criativo da escrita para meios visuais e reflete sobre os desafios da transição do papel para o universo imagético.

De Barcelona, chega Anna Pacheco, jornalista e escritora, que parte do seu último livro Estive aqui e lembrei-me de nós onde explora as contradições entre o luxo que os hotéis de cinco estrelas oferecem e a realidade social, económica e laboral de quem os mantém a funcionar, para refletir sobre o impacto do turismo nas cidades.

A autora Virginia Mendoza conduzirá a discussão em torno do seu livro Sede. A obra explora uma história de sobrevivência, adaptação e evolução humana, resgatando o passado da região de La Mancha, uma das zonas mais áridas da Europa.

Já na sessão “A Biblioteca da Memória”, Gisela Casimiro e Margarida Ferra procuram perceber como funciona a memória,
em património coletivo analisam os mecanismos  – da oralidade à escrita e ao registo histórico – que transformam lembranças em património coletivo.

O Lev abre ainda espaço ao público jovem. A autora M. G. Ferrey orienta um workshop de Escrita Fantástica, onde os participantes irão aprender sobre a criação e desenvolvimento de personagens e construção de universnos na escrita de Literatura Fantástica. Os fãs da editora Secret Societ poderão ainda juntar-se ao Secret Garden. Com Bruno Leão e Diana Ganhão, estas sessões em formato pop-up proporcionam uma partilha entre os leitores, os bastidores da editora, novidades editoriais e a dinâmica do próprio fandom.

A programação conta ainda com apresentações de livros e uma parte dedicada aos mais pequenos e à comunidade escolar, com as sessões “Levzinho”.

 

Programação

Conversas

Anna Pacheco em torno do livro Estive aqui e lembrei-me de nós | 5 de abril, 16.00

Filipe Melo, «Chegar, ver e Escrever» | 6 de abril, 15.00

Virginia Mendoza em torno do livro Sede | 6 de abril, 16.00

Margarida Ferra e Gisela Casimiro, «A Biblioteca da Memória» | 6 de abril, 17.00

Dino Baldi em torno do livro Mortes Fabulosas dos Antigos | 12 de abril, 17.00

Sofi Oksanen, «Mulheres de palavra» | 12 de abril, 18.00

Rita Redshoes, «A matéria da ficção» | 13 de abril, 15.00

Hugo Gonçalves, «Escrever com os pés» | 13 de abril, 16.00

 

Apresentação de livros

Saber Peder, de  Margarida Ferra | 7 de abril, 18.00

Conversas com escritores, de Isabel Lucas | 8 de abril, 18.00

 

Outros

Secret Garden com Bruno Leão e Diana Ganhão | 5 de abril, 16.00

Secret Garden com Bruno Leão e Diana Ganhão | 6 de abril, 16.00

Workshop com M.G. Ferrey| 9 de abril, 10.30

LeVzinho com Raquel Patriarca | 11 de abril, 11.00

 

 

 

 

 

 

Partilhar:
Outros artigos: