É, sem dúvida, a série do momento: 𝗔𝗱𝗼𝗹𝗲𝘀𝗰𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 estreou há menos de duas semanas e já foi vista já por mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.
A mini-série da Netflix conta a história de um rapaz de 13 anos acusado de matar uma colega da escola, mas tem impactado pelas várias camadas e questões que a história suscita. Desconstruímo-las aqui e propomos algumas leituras para continuar a explorar estas temáticas.
Para explorar as questões de masculinidade
Tudo O Que Um Homem É
David Szalay
Nove homens, cada um deles numa diferente fase de vida, cada um deles longe de casa, e cada um deles a tentar compreender – seja nos subúrbios de Praga, nas proximidades de um viaduto na Bélgica, num hotel barato no Chipre – o que significa exatamente estar vivo, aqui e agora.
Como Ser um Leão
Ed Vere
Dizem que os leões são ferozes e têm de rugir bem alto. Mas o Leonardo é um leão e prefere escrever poesia e viver em paz. A sua melhor amiga é Mariana, uma pata, e juntos conversam, passeiam, pensam sobre o mundo, leem, brincam…. Até ao dia em que vão ter de enfrentar aqueles que acham que isto é estranho e inconcebível.
Para conhecer outras histórias sobre o colapso das instituições
Axiomático
Maria Tumarkin
Em cinco longos capítulos inventivos e profundamente empáticos, cada um deles partindo de um conhecido axioma, ou verdade inquestionável (como O tempo cura todas as feridas ou Aqueles que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo), Maria Tumarkin vai ao encontro de histórias verdadeiras — as de uma comunidade que procura lidar com uma onda de suicídios juvenis no seu sistema escolar
Para perceber melhor a problemática do isolamento social
A Era do Nós
João Ferro Rodrigues
Nas últimas décadas, apesar do ritmo intenso da globalização e do advento das redes sociais, vivemos mais sós, trabalhamos remotamente, os núcleos familiares e sociais em que nos movemos são cada vez mais reduzidos e menos persos. João Ferro Rodrigues tenta resumir as causas desta bolha social, elencando as suas consequências no bem-estar de cada um de nós e no futuro da sociedade.
Para perceber melhor os problemas que as redes sociais podem causar
Quem Vamos Queimar Hoje
Nelson Nunes
O que têm em comum Henrique Raposo, Maitê Proença, José Cid e Carolina Patrocínio? Todos se viram na mira do ódio virtual. Neste livro, estas e outras figuras públicas conversam com Nelson Nunes sobre o que originou a «polémica», quais as consequências para as suas vidas e como lidaram com isso.
Bem-vindos ao Sul
Marianne Kaurin
Uma menina de 11 anos descobre que não tem planos para o verão. Ao contrário dos seus colegas da escola que vão para locais de sonho, a situação financeira da família não permite que passe férias fora de casa. Questionada na escola, ela não resiste a inventar uma história: diz que vai passar 3 semanas numa praia do Sul da Europa. A partir daí, a mentira vai crescendo através de partilhas fictícias nas redes sociais.
Para começar a falar sobre bullying com os filhos
Bicicleta à Chuva
Margarida Fonseca Santos
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando-lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar. O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado. Uma comovente história sobre bullying, coragem e amizade.
Jennifer Chan Não Está Sozinha
Tae Keller
Tae Keller ilumina a escuridão com esta belíssima história sobre o que é certo e errado, a complexidade das amizades, as consequências imprevisíveis do bullying e o poder que todos temos de nos mudarmos uns aos outros. Uma narrativa profundamente humana, para leitores de todas as idades, que nos revela a imensidão do universo e de nós mesmos.
Para aprender a gerir as relações entre pais e filhos
O Livro Que Gostaria Que Os Seus Pais Tivessem Lido
Philippa Perry
Nesta obra absorvente, inteligente e divertida, a reconhecida psicoterapeuta britânica Philippa Perry explica o que é realmente importante e que tipo de comportamentos devemos evitar ou fomentar no relacionamento com os nossos filhos. Em vez de desenhar o plano “perfeito”, Perry oferece-nos uma visão geral de como pais e filhos podem alcançar um bom relacionamento.
Para começar a falar sobre sexualidade com os filhos
Vamos Falar Sobre Aquilo
Erika Moen & Matthew Nolan
Na adolescência temos sempre muitas dúvidas sobre a nossa identidade, o nosso corpo e sobre como nos relacionamos com as outras pessoas. E as respostas nunca são fáceis. Vamos Falar Sobre Aquilo é um guia abrangente e profundo, em novela gráfica, onde são abordados muitos dos temas que te preocupam, contados do ponto de vista de adolescentes como tu.