Com o Natal já aí mesmo à porta, as canções e as luzinhas podem tornar-se exaustivas… Deixamos dez sugestões de leitura para os que se sentem menos festivos, ou para quem precisa de oferecer um presente a um grinch!
A Ressurreição de Maria
Cláudia Andrade
Fortemente elogiada pela crítica nacional, Cláudia Andrade regressa ao conto, o seu género literário de eleição, confirmando o seu lugar único e singular nas letras portuguesas.
Ofendidinhos
Lucía Lijtmaer
Uma reflexão urgente e certeira sobre os conceitos de liberdade de expressão, ofensa e protesto, e o modo como estas ideias são manipuladas para minar e coartar própria democracia.
O Colapso
Édouard Louis
No romance que encerra o fresco familiar iniciado com Para Acabar de Vez com Eddy Bellegueule, Édouard Louis narra, com emoção e revolta, a história trágica do seu irmão mais velho.
Notas de um Velho Nojento
Charles Bukowski
Os textos autobiográficos de Charles Bukowski. Instantâneos de uma vida desregrada e desolada, que sublinham a beleza e fragilidade do que andamos aqui a fazer.
O Fim de um Romance Familiar
Peter Nádas
Do autor de A Bíblia, este romance sobre a infância, a memória e o poder das histórias afirmou Péter Nádas como um dos grandes nomes da literatura mundial.

Frankenstein
Mary Shelley
Comovente e provocadora, a desditosa história de Victor Frankenstein e do monstro que criou, história de solidão e ambição que, segundo o The New York Times, «passou de literatura a mito».
Viciados em Ansiedade
Owen O’Kane
Sentir ansiedade faz parte da experiência humana; por vezes, pode até ser necessária ou útil. Mas e quando a ansiedade assume o controlo de tudo? Pode estar viciado em ansiedade.
Contra Esta Casa
Natalie Haynes
Uma história de amor mergulhada em vingança, que invoca um novo e extraordinário olhar sobre o mito de Medeia.
Stranger Things: Seja Como For
Caitlin Schneiderhan
Após os acontecimentos da 4.ª temporada, Hawkins ainda está em recuperação. Mas a Nancy não desiste de encontrar o Vecna… numa perigosa busca pela verdade.









