Setembro é mês das esperas. As férias acabam e regressamos à “vida normal”, esperamos pelo metro ou autocarro, esperamos pelo início das aulas, esperamos pela consulta no médico, esperamos nas filas de supermercado. Para todos aqueles que esperam, trazemos, portanto, uma lista de livros de contos, crónicas ou outros textos curtos, fáceis de ler em qualquer sítio ou circunstância.
A ressurreição de Maria
Cláudia Andrade
Um livro de contos que põem a nu a fragilidade do ser humano, as suas contradições e defeitos, a sujidade e as pulsões de vida.
Sobre a escrita
Charles Bukowski
Uma coletânea de cartas a editores, tradutores, críticos e outros escritores, como Henry Miller ou Lawrence Ferlinghetti, que nos dá um precioso vislumbre sobre o Bukowski para lá da lenda.
Seja o que for
Miguel Araújo
Estes textos desafiam-nos a abstrair da correria da vida, a desligar-nos das catástrofes dos noticiários, e reencontrarmo-nos com os grandes nadas e os pequenos tudos.
Meditações para todas as ocasiões
Paulo Borges
Um conjunto de exercícios práticos para acompanhar as atividades mais banais, lúdicas ou desafiantes, transformando-as em oportunidades de autorreflexão.
O banqueiro anarquista
Fernando Pessoa
Com pouco mais de 50 páginas, um texto de Fernando Pessoa onde explora a educação de um anarquista e o caminho para a liberdade, pelo próprio, o banqueiro. Qualquer coincidência é pura realidade.
Contos cruéis
Villiers de L’Isle-Adam
Pequenas histórias, ferozes e eruditas, que enaltecem o Ideal, o Sonho, o Espírito. Contos fantásticos, de amor, narrativas históricas e textos satíricos, escritos numa prosa carregada de ironia.
Aquário
Capicua
Crónicas, pequenos textos, poemas e algumas letras, para rir, chorar e acenar com a cabeça. Aquário é uma moldura, um recorte ou, se quisermos, uma janela para os mares interiores de Capicua.
Manda msg quando chegares
R.G.B.
Quantas vezes dissemos às nossas amigas “manda mensagem quando chegares”, depois de nos despedirmos? R.G.B reuniu uma série de histórias reais de abusos e assédios e transformou-os em arte.
Contos Maravilhosos
Hans Christian Andersen
Uma obra que reúne nove dos mais belos contos da literatura mundial, espelho dos contrastes da condição humana: alegria e tristeza; riqueza e pobreza; sonho e realidade; vaidade e humildade; amor e dor.