Lista de leitura: migrações

Desde os tempos mais antigos, os seres humanos partem dos seus países em busca de melhores condições de vida, segurança, oportunidades e liberdade. Emigrar é mais do que atravessar fronteiras. É recomeçar, adaptar-se, reconstruir sonhos. É enfrentar realidades desconhecidas, hábitos diferentes e uma nova língua, sem qualquer rede de apoio, família ou amigos.

Num momento em que o medo e a desinformação ganham espaço, ler é um ato de resistência, de escuta e de empatia. Por isso, para o mês de maio, preparámos uma lista de leitura essencial sobre migrações, que nos ajuda a perceber o que leva alguém a partir, o que significa chegar, e como todos somos parte deste movimento global.


Depois de morrer aconteceram-me muitas coisas
Ricardo Adolfo

As aventuras de um casal de emigrantes que se perde numa capital estrangeira e não consegue encontrar o caminho para casa. Um romance que retrata as ilusões e desenganos dos que são empurrados para a margem.

 

 

 

 

O país dos outros
Leïla Slimani

Uma inquietante saga familiar sobre uma mulher francesa que tenta construir uma vida em Marrocos. Enredadanda entre duas culturas, fica dividida entre a dedicação à família e o amor à liberdade com que cresceu.

 

 

 

 

 

Emigrantes
Ferreira de Castro

Ferreira de Castro denuncia as duras realidades da emigração portuguesa no início do século XX, revelando o sofrimento, a exploração e o desespero daqueles que apartem em busca de uma vida mais digna no estrangeiro.

 

 

 

 

 

Junto ao mar
Abdulrazak Gurnah

Fugindo de Zanzibar em plena revolução, Saleh Omar aterra em Gatwick como requerente de asilo político, afirmando não saber inglês. Um romance sobre a dolorosa trajetória de perda e identidade na busca pela paz num novo país.

 

 

 

 

 


A primavera há de chegar, Bandini
John Fante

Narrando a vida de Arturo Bandini, filho de imigrantes italianos nos EUA, em plena crise dos anos 30, vislumbramos as dificuldades e falta de oportunidades destas comunidades, num país que apregoa o sucesso.

 

 

 

 

 

A colher
Sandra Siemens e Bea Lozano

Um livro premiado sobre uma colher carregada de histórias. Particularmente tocante para leitores cujas famílias tiveram de migrar, convida à partilha de memórias, que por vezes estão guardadas em simples objetos.

 

 

 

 

 

Época de migração para norte
Tayeb Salih

Depois de estudar na Europa, Saíd regressa à sua aldeia natal, no Sudão, e já não a reconhece. Publicado em 1966 e posteriormente proibido no Sudão, um dos romances mais marcantes sobre o impacto do colonialismo europeu.

 

 

 

 

 

Um homem de duas caras
Viet Tahnh Nguyen

Uma reflexão mordaz sobre identidade e pertença, onde o autor explora a sua experiência enquanto refugiado vietnamita nos EUA e as contradições de viver entre duas culturas.

 

 

 

 

 

Partilhar:
Outros artigos: