Lista de leitura: Presidenciais

Para o frenesim destes dias que precedem as renhidas eleições que se avizinham, reunimos uma lista bastante presidenciável, que abarca um amplo espectro: da banda desenhada ao ensaio, do livro infantil à biografia. As tiras certeiras da rainha disto tudo (Mafalda), um relato da emigração portuguesa da autoria de um dos candidatos, chefes de Estado inesquecíveis (para o bem e para o mal) e um guia da República para os mais novos, de Manuel de Arriaga a Marcelo Rebelo de Sousa, são algumas das sugestões para levar até à segunda volta. 

 

Mafalda a Presidente
A Mafalda não apresenta programas eleitorais, mas propõe algo ainda mais radical: um mundo mais justo, solidário e humano. Talvez seja essa clareza que faz dela uma voz indispensável e a melhor presidente de todos os tempos.

 

Tamem Digo
Uma biografia da emigração portuguesa contada através da vida da avó Carmo, emigrante em França, pelo seu neto, Jorge Pinto, deputado da Assembleia pelo partido Livre.

 

O meu amigo Kim Jong-Un
O que sabemos realmente sobre o líder da República Popular Democrática da Coreia? Combinando registos factuais com reflexões pessoais, este impressionante relato ilustrado oferece uma visão aprofundada sobre momentos cruciais da vida de Kim Jong-un e conta a história de um país dividido, transmitindo, nas palavras da autora, «uma mensagem de urgência pela paz».

 

Uma terra prometida
Barack Obama narra, na primeira pessoa, a história da sua improvável odisseia, de jovem em busca da própria identidade a líder do mundo livre, descrevendo com uma minúcia extraordinariamente pessoal quer a sua educação política quer os marcos do primeiro mandato da sua histórica presidência – um tempo de dramática transformação e turbulência.Um testemunho vibrante e profundamente pessoal do presidente que nos inspirou a acreditar no poder da democracia.

 

Eanes e a democracia
Com uma surpreendente mestria narrativa e assinalável clareza e capacidade de síntese, David Castaño acompanha a actuação de Ramalho Eanes nas suas múltiplas vertentes revelando como, paradoxalmente, foi um militar o principal responsável pela subordinação do poder militar ao poder civil, pelo regresso dos militares aos quartéis e pelo sucesso da consolidação democrática.
A radiografia de um dos mais importantes capítulos da luta pela democracia e pela liberdade de todos os portugueses.

 

Sim, Sr. Presidente!
De Manuel de Arriaga a Marcelo Rebelo de Sousa, aprende tudo sobre os acontecimentos que marcaram a República Portuguesa desde a sua instauração a 5 de outubro de 1910. Este livro vai despertar a curiosidade dos mais novos e auxiliará pais, educadores e professores na tarefa de ensinar a História da República em Portugal.

 

António Salazar, o ditador que morreu duas vezes
Baseando-se nos testemunhos recolhidos dos 20. 000 resistentes presos pela PIDE e das suas práticas implacáveis de terror, Marco Ferrari, escritor e jornalista, devolve à nossa memória colectiva a verdade sobre os dois estranhos anos em que Portugal viveu em coma, com um velho ditador que já não o era.
Uma investigação minuciosa a um período em que a realidade superou a ficção: a queda de Salazar – da cadeira, do poder e da vida.
Um livro importante e admirável que nos relembra a aversão do poder à mudança e quão ridículo e devastador é o autoritarismo.

Partilhar:
Outros artigos: