1312Na altura em que assinala 10 anos em Portugal, a Penguin Random House apresenta a agenda mais completa de sempre na Feira do Livro de Lisboa, onde mais de 70 autores participam em sessões de autógrafos, conversas literárias, apresentações de livros, showcookings ou atividades para crianças.
Joël Dicker, Javier Castillo, Jeferson Tenório e Leïla Slimani são os autores estrangeiros que se estreiam no evento, para dar a conhecer os seus novos livros. Mas há mais surpresas, desde uma instalação que traz à Feira um quarto (só seu) de Virginia Woolf, até à visita da pequena e famosa Bluey.
DEZENAS DE SESSÕES DE AUTÓGRAFOS
Além dos autores estrangeiros já referidos – Joël Dicker, Javier Castillo, Jeferson Tenório e Leïla Slimani – passarão pela Praça Penguin muitos autores nacionais, nomeadamente: Afonso Cruz, Filipa Fonseca Silva, João Tordo, Madalena Sá Fernandes, Hugo Gonçalves, Helena Magalhães, Maria Francisca Gama, Rita Canas Mendes, Fernando Ribeiro, Bruno M Franco ou MG Ferrey. Todos os fins de semana e feriados, as sessões de autógrafos prolongam-se pela tarde naquele que é o ponto alto do encontro dos leitores e autores.
UM QUARTO SÓ SEU
Porque a Feira do Livro é dos novos talentos mas também dos clássicos, a Praça Penguin dedica este ano um espaço à Penguin Clássicos, mais concretamente com uma instalação que pretende reproduzir o quarto de Virginia Woolf e recordar o seu icónico ensaio Um quarto só seu. Sendo um espaço visitável, é acima de tudo uma homenagem às mulheres escritoras e às suas reivindicações por mais liberdade e autonomia criativa.
CAMPANHAS E PROMOÇÕES
A Penguin Random House participa na Hora H, um momento que move centenas de pessoas à Praça Penguin. A par disto, os leitores poderão beneficiar de 50 «Livros do Dia», todos com 40% de desconto, todos os dias, e da campanha «Leve 4 / Pague 3», acessível a todos os livros fora da Lei do Preço Fixo.
CONVERSAS LITERÁRIAS
A par das sessões de autógrafos, em quase todos os dias de Feira do Livro de Lisboa há programação paralela, de onde destacamos as seguintes conversas literárias:
- Conversa cruzada: Javier Castillo e Joël Dicker (30/05; 16:00)
- O que fizemos de Abril. Conversa com Hugo Gonçalves, Joaquim Vieira e Manuel Abrantes (01/06; 18:00)
- Traumas Intergeracionais: Conversa com Rita Canas Mendes, Hugo van der Ding e Patrícia Câmara (06/06;19:00)
- O ofício da tradução – com Catarina Ferreira de Almeida, Alda Rodrigues, Teresa Fernandes Swiatkiewicz e o editor Diogo Madre Deus (31/05, 18:30)
- Um Quarto só seu: A mulher escritora, de Woolf até hoje, com Susana Moreira Marques, Filipa Fonseca Silva e Isabel Castro Silva (07/06; 18:30)
- Literatura de Bairro, com Fernando Ribeiro e Alex Couto (08/06; 19:00)
- Das rimas aos livros: 40 anos de Hip Hop em Portugal – Conversa com Ricardo Farinha, Marcos Best e Teresa Fradique (09/06; 19:00)
- As perguntas de Mafalda, para assinalar os 60 anos da famosa personagem de Quino, com Afonso Cruz, Inês Lopes Gonçalves, Isabel Mendes Lopes, e o Jovem Conservador de Direita e moderado por uma criança de 8 anos, Penelope Myagiu (10/06; 18:30)
- Biblioterapia: como os livros nos podem salvar, com Sandra Barão Nobre (14/06; 19:00)
- Escrita de policiais. Conversa com Bruno M. Franco, Filipa Amorim e Miguel d’Alte (16/07; 19:00)
LITERATURA INFANTO-JUVENIL
No palco Penguin Kids, dirigido especialmente a crianças e famílias, a animação será variada e constante, aos fins de semana e feriados. Logo a 1 de junho, Dia da Criança, o dia será especial com a presença das editoras das chancelas infantojuvenis que irão recomendar livros às famílias, e com um encontro da comunidade de leitura Penguin Kids, um grupo de famílias leitoras que partilha o amor pelos livros nas redes sociais. Da parte da tarde, haverá magia e não só a das histórias!
De resto, a programação para os mais pequenos é mesmo mágica, e vai estar no auge a 13 de junho com a presença da mascote da Bluey, a personagem da série australiana que tem conquistado adultos e crianças em todo o mundo. De destacar também o lançamento do novo livro da ativista Nuna, ilustrado por Lala Berekai, Aventureira Marielle e os mil tons de magia, que aborda o colorismo, uma forma de discriminação racial relativa à tonalidade da pele; e uma leitura encenada a partir do espetáculo teatral baseado no livro No Meu Bairro, pela Sociedade das Primas, Associação Cultural.
Horas do conto e atividades realizam-se da parte da manhã, às 11h30, e por aqui vão passar oficinas de ilustração, de escrita de cartas aos avós, dos cinco sentidos ou do bicho do mato. Entre autores e ilustradores, são muitos os nomes que os pequenos leitores e famílias poderão encontrar: Ana Markl, Cátia Vidinhas, Lara Xavier, Lúcia Vicente, Maria Francisca Macedo, Maria Inês Almeida, Nuno Caravela, Patrícia Furtado, Raquel Patriarca, Sérgio Condeço e Tiago M., entre outros.
CONSULTE AQUI OS LIVROS DO DIA – Livros do Dia FLL 2024