Que relação existe entre o prazer e a dor?

Há uma estranha relação entre o prazer e a dor, o modo de como essa relação se tornou essencial para a vida. E porquê? Porque transformámos o mundo, que passou de um local de escassez a um local de abundância: drogas, comida, notícias, jogos de azar, compras, videojogos, mensagens de texto, de teor sexual, do Facebook, Instagram, YouTube, Twitter…

Atualmente, os números avultados, a variedade e a potência dos estímulos são assombrosos. O smartphone é a agulha hipodérmica da era moderna, fornecendo permanentemente dopamina digital a uma geração que está sempre ligada. Os cientistas recorrem à dopamina como medida universal para avaliar o potencial viciante de qualquer experiência. Quanto mais dopamina houver na via cerebral relativa à recompensa, mais viciante será a experiência.

Além da descoberta da dopamina, um dos achados científicos mais notáveis do século passado foi o facto de o cérebro processar o prazer e a dor na mesma zona. Aliás, o prazer e a dor funcionam como lados opostos da mesma balança. Já todos passámos por aquele momento em que desejamos intensamente mais um pouco de chocolate ou queremos que um bom livro, filme ou videojogo nunca acabe. Esse momento de desejo é quando a balança do prazer no cérebro pende para o lado da dor.

Quer se trate de açúcar ou compras, voyeurismo ou cigarros eletrónicos, publicações nas redes sociais ou o Washington Post, todos temos comportamentos que preferíamos não ter, ou de que em certa medida nos arrependemos. Este livro apresenta soluções práticas para gerir a compulsão do consumo excessivo num mundo onde o consumo passou a motivar todos os aspetos da nossa existência. Em suma, o segredo para encontrar o equilíbrio reside em aliar a ciência do desejo à sabedoria da recuperação.

O livro

Geração Dopamina explora as novas e empolgantes descobertas científicas que demonstram que a procura incessante do prazer gera mais sofrimento do que felicidade. Este livro traduz a complexidade da neurociência em metáforas fáceis de entender, e dá a conhecer extraordinárias histórias reais de pessoas que foram vítimas de dependência, mas conseguiram alcançar a desejada harmonia entre dor e prazer. Um livro que ajuda a encontrar o equilíbrio entre os dois, e mostrar por que razão hoje em dia, mais do que nunca, esse equilíbrio é essencial.

Partilhar:
Outros artigos: