Um 2024 produtivo – e prazeroso – com Ali Abdaal

Falámos com o especialista em produtividade Ali Abdaal para obter os seus melhores conselhos tendo em conta os nossos objetivos para 2024; o ultrapassar de desafios e o desfrutar de cada etapa do processo, por oposição à obsessão com a disciplina e com o trabalho árduo sem limites.

 

2024 segue a todo o a vapor e com a chegada às livrarias de Feel-Good Productivity nesta primeira fase do ano, é tempo de definir com propriedade alguns objetivos. Mas o estabelecer de objetivos não é tão simples como pode parecer. Para propormos metas que realmente vamos alcançar, precisamos de ajuda. É aqui que entra Ali Abdaal.

Mais conhecido pelo seu canal no YouTube, Ali é o verdadeiro homem dos 7 instrumentos. Outrora um estudante de medicina, agora um autor publicado (e com muitas atividades paralelas), a sua capacidade de manter tantos pratos a girar é uma prova da eficácia das dicas de produtividade que partilha no seu novo livro. Hoje, Abdaal tem 5 milhões de seguidores no Youtube, mais de 600.000 no Instagram e fez disparar os pedidos de pré-venda no mercado anglo-saxónico com um milhão de exemplares vendidos à cabeça.

Daí procurarmos conselhos junto deste especialista em objetivos claros e a partir dos quais podemos desfrutar do processo de alcançá-los. Felizmente, a sua dica número um é refrescantemente simples. Basta acrescentar a frase “enquanto desfruta de cada passo da viagem” a qualquer objetivo que estabeleça. Por exemplo, os objetivos de Ali para 2024 incluem, nas suas palavras:

  • «Entrar na melhor forma física da minha vida, desfrutando de cada passo da viagem até lá.»
  • «Criar e organizar um seminário de fim de semana sobre produtividade, desfrutando de cada passo da viagem ao longo do caminho.»
  • «Organizar 6 mini aventuras para amigos e familiares enquanto desfruto de cada passo da viagem.»

Embora possa parecer algo próximo do pensamento mágico e demasiado bom para ser verdade, este simples truque irá encorajá-lo a encontrar uma forma mais agradável e estimulante de realizar as tarefas que tem pela frente.

Apoiado nas teses da académica Barbara Frederickson, catedrática de Psicologia na Universidade da Carolina do Norte, Ali explicando o conceito por detrás deste truque simples – basicamente, diz que quando sentimos emoções positivas, é mais provável que sejamos criativos e engenhosos e façamos coisas interessantes. Por outras palavras, sentirmo-nos bem ajuda-nos a ser mais criativos e mais produtivos.

 

 

O caminho de Abdaal

Antes de se tornar YouTuber a tempo inteiro, Ali era um médico em regime de internato que enfrentava as dificuldades típicas associadas ao início de carreira. Ali tinha a ambição de fazer uma pausa sabática de um ano para viajar do Reino Unido para a Austrália, onde iria estudar a especialidade de Medicina de Emergência. Mas, como muitos dos melhores planos de 2020, a COVID meteu-se no caminho, arruinando os seus planos quando as fronteiras se fecharam.

Nessa altura, não era conhecido como o especialista em produtividade que é hoje, mas a educação de Ali tinha-lhe incutido resiliência e positivismo, talvez lançando as bases para o que viria a ser a tal Feel-Good Productivity.

«Eu e o meu irmão fomos criados por uma mãe solteira maravilhosa que trabalhava a tempo inteiro como médica», explica. Embora Ali e a sua família tivessem a sorte de nunca se preocuparem com as necessidades básicas, não havia o suficiente para gastar em luxos que as crianças por vezes desejavam. Sem deixar que a situação financeira os desmobilizasse, Ali e o irmão arranjavam formas criativas de ganhar dinheiro para a PlayStation ou o computador portátil com que sonhavam.

«Penso que estas são as condições perfeitas para a formação de um espírito empresarial», diz Ali. «Uma rede de segurança suficiente para nos podermos dar ao luxo de correr riscos e nunca nos preocuparmos seriamente com o facto de não conseguirmos pagar as contas. Mas não tanto dinheiro que nos permitisse comprar tudo o que quiséssemos”.

Esta atitude positiva e o sentido geral de otimismo não se limitam às suas ideias sobre o trabalho ou o dinheiro. Fã do estoicismo, Ali gosta da ideia de que «tudo está bem como está. O que quer que aconteça é para o melhor, e não vale a pena preocuparmo-nos com coisas que estão fora do nosso controlo. Acho que esta é uma forma maravilhosa de viver».

 

No entanto, mesmo com as perspetivas mais otimistas, surgem desafios. Quer se trate de um exame na faculdade de medicina ou do acesso a uma profissão, Ali – tal como todos nós – também passou por períodos difíceis. Embora esses momentos sejam inevitáveis, ele acredita que há formas de os ultrapassar. «Vai soar a cliché», diz ele, «mas por muito difíceis que sejam as circunstâncias, podemos geralmente escolher a nossa abordagem. Pode escolher abordá-las como se fosse uma vítima impotente. Ou pode optar por aceitar o desafio, sabendo que vai ser difícil, mas que vai aprender muito com o processo.»

Essencialmente, se se está a sentir muito inspirado mas um pouco sobrecarregado, não tenha medo. O autor sabe exatamente como vencer esses nervos que antecedem a meta.

Se começar a sentir dúvidas ou stress a entrar na equação, pare e pergunte a si próprio: «Como seria isto se fosse divertido?»

«Sei que nem tudo pode ser sempre divertido e tenho a certeza de que as suas circunstâncias são muito desafiantes e esmagadoras, mas com um pouco de criatividade, podemos sempre encontrar uma forma de tornar qualquer coisa que estejamos a fazer 10% mais agradável», assegura Abdaal.

Em suma, encontre a diversão. Pode não o ajudar a cumprir a sua lista de tarefas mais rapidamente, mas irá certamente apreciar mais o processo.

Este é só o primeiro passo.

Partilhar:
Outros artigos: