Carla e Vito casaram-se muito novos. Foram o grande amor um do outro. Amavam muito, mas o amor de Vito era obsessivo e violento. Um sorriso no rosto de Carla ou um vestido curto eram o suficiente para fazê-lo perder a cabeça e levantar-lhe a mão.
Assim que os filhos mais velhos, Nicola e Rosa, saem de casa, Carla consegue porciar-se e muda-se com Mara, a filha mais nova, para um bairro operário nos subúrbios. No entanto, Vito continua a atormentá-la, a persegui-la e a ameaçá-la.
No terceiro aniversário de Mara, cedendo à insistência da filha, Carla convida Vito para o jantar.
Depois de muito tempo a família está reunida e a noite corre surpreendentemente bem. Depois Vito desaparece.
Um romance obscuro, que nos incita a pensar sobre a ambiguidade e a violência do amor.
Os elogios da crítica:
«Um jogo de espelhos muito habilidoso e cruel. Um romance com uma estrutura impressionante, onde todos os temas – amor, ódio, a violência dos homens, a reacção das mulheres, o olhar das crianças – são abordados e nada é o que parece. Uma história negra que pensamos conhecer e nos surpreende até à última página.»
Elle
«Com este modo cinematográfico de contar histórias, Lattanzi é excelente em juntar literatura e entretenimento, falando sobre histórias negras e crimes, ao mesmo tempo que desenvolve a narrativa com sabedoria. Uma história negra é tão arrepiante como um crime em série transformado em literatura.»
Il Corriere della Sera
«Um ritmo vertiginoso e irresistível, marcado por uma ação e diálogos de primeira.»
La Republica
«Um romance tão convincente quanto um incrível thriller.»
Vanity Fair
«Um livro que lhe fará questionar-se a diferença entre o bem e o mal.»
Cosmopolitan
«Existem livros que não podemos parar de ler, as suas palavras nos envolvem e arrastam para dentro duma história que não é a que esperávamos. E antes de percebermos o que está a acontecer, já caímos nela, aprisionados pelas palavras e por uma escrita meticulosa e musical que atrai, fazendo continuamente com que antecipemos algo terrível.»
Il Foglio
«Cada vez que lerem sobre um estalo, um murro dado a uma mulher, as palavras de Antonella Lattanzi voltarão à vossa cabeça. Uma história negra impossível de esquecer.»
Roberto Saviano