Desafiámos crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos a escreverem uma página de um diário. As respostas superaram as nossas melhores expetativas. Os vencedores irão apresentar o novo livro da coleção Diário de uma miúda como tu.
A partir de uma das coleções infantojuvenis nacionais de maior sucesso entre os jovens leitores, Diário de uma miúda como tu, de Maria Inês Almeida, lançámos o desafio: escrever uma página de um diário inventado.
Poderia ser um relato inspirado na própria vida, nos amigos, em personagens imaginárias ou até noutros mundos! O objetivo foi estimular a criatividade e pôr à prova a imaginação e as capacidades de escrita dos mais jovens, através de um género — o diário — que ajuda a refletir sobre o que nos acontece, a expressar emoções e a lidar com os desafios do crescimento.
Chegaram-nos dezenas de participações com os mais variados relatos, num conjunto rico e diverso que revela a vida interior, o pensamento e a capacidade expressiva dos seus autores. Recebemos textos divertidos, introspetivos, empolgantes, com registos do quotidiano familiar e escolar, das férias, de aventuras e passeios, de reinos de fantasia. Com segredos, conversas, confidências, medos e sonhos.
«Foi um prazer ler a primeira página destes Diários, cheios de imaginação, sinceridade e verdade. É assim que nascem as melhores histórias: quando se escreve com o coração. Obrigada por partilharem bocadinhos de vocês neste concurso. Continuem a escrever e a observar o que está à vossa volta. Os diários servem para guardar o que sentimos, para entendermos melhor quem somos e para nos lembrarmos daquilo que vale realmente a pena.
Um beijinho e encontramo-nos nas próximas sessões de autógrafos.»
Maria Inês Almeida
Os vencedores serão anunciados muito em breve na página @penguinkidspt!





