Categorias
Destaque Penguin Educação

Livros contra o ódio

, na categoria: Booksmile, Destaque, Educação, Fábula, Lilliput, Nuvem de Letras

Reunimos uma lista de leitura contra o discurso de ódio, a polarização, a desinformação e a falta de empatia. De álbuns ilustrados a narrativas juvenis e obras de não-ficção, estes livros trazem histórias e ensinamentos que procuram despertar as consciências para a urgência de lutarmos contra qualquer manifestação de xenofobia, racismo, ataque a minorias, misoginia e outras formas de humilhação ou discriminação do outro.

 

ÁLBUNS

Um amigo de Presente
Com texto de Victor D. O. Santos e ilustrações de Anna Margrethe Kjaergaard, dois autores de renome internacional, este livro aborda temas importantes como imigração, adaptação cultural, amizade e esperança. Uma história atual que mostra o que várias famílias enfrentam, transmitindo uma mensagem poderosa sobre empatia, generosidade e a importância de ajudar os outros, tornando-a uma leitura valiosa para crianças e adultos.

 

Raio de Luz
Aclamado pela crítica e nomeado para vários prémios, este livro é uma alegoria certeira para os tempos que correm. Numa cidade cinzenta e fechada, protegida por muros, alguém começa a roubar tijolos e a abrir «janelas» para outros mundos e culturas. E é assim que as cores vão ganhando lugar no cinzento da cidade de Lusco-Fusco. Há um Presidente da Câmara que quer manter à distância tudo o que é diferente, esquisito, estranho, excêntrico e desconhecido. A princípio, o povo concorda com ele. Mas à medida que mais e mais tijolos vão caindo, as pessoas apercebem-se de que querem ver, ouvir, cheirar, tocar, saborear o que é novo e diferente do que conhecem.

 

Uma coisa boa
Um livro subtil e inteligente que aborda as questões suscitadas pelo discurso de ódio, de forma realista, ao alcance das crianças e com pertinência para todos. Das mesmas autoras do singular O André Semeão Não Tem um Cavalo, entre outros títulos aclamados, esta história exalta o valor da bondade e o poder da comunidade, e em especial da escola, para agir contra qualquer tipo de insulto discriminatório, seja racista, xenófobo, homofóbico, religioso, social, corporal ou outro.

 

Cuidado com o Bazoo Azul
«Bem-vindo à Vila dos Boatos», lê-se na epígrafe deste álbum enganadoramente simples, mas leve e divertido, sobre um assunto muito sério: o perigo de espalhar boatos infundados, sem factos ou provas, quase sempre por medo do desconhecido. Há um detetive disposto a descobrir a verdade: quem é, afinal, esse Bazoo Azul de que todos falam mas ninguém viu? O texto em rima e o estilo exagerado, repleto de hipérboles (como as crianças adoram), transformam a leitura num momento de diversão e curiosidade crescentes. Tudo culmina no encontro com a misteriosa figura. Que se revela bem diferente do que todos supunham….

 

Um Tigre no Hotel
O Hotel da Valentina é muito popular e requisitado. Mas quando chega um novo hóspede, um tigre enorme, todos os clientes fogem, amedrontados, e o hotel fica vazio. Felizmente, aos poucos, começam a aparecer novos hóspedes, todos diferentes e com necessidades diversas.
Finalista do prestigiado The Klaus Flugge Prize, esta fábula sobre diversidade e aceitação das diferenças cativa os leitores com o seu tom caloroso e uma mensagem muito positiva sobre os temas da inclusão e das vivências em comunidade, de enorme relevância nos tempos que atravessamos.

 

A Cruzada das Crianças
O que aconteceria se milhares de crianças saíssem à rua para anunciar os seus sonhos e reclamar justiça? Uma obra profundamente atual, que interpela a pensar no estado do mundo e na importância de agir e fazer ouvir a nossa voz. A Cruzada das Crianças é uma obra fundamental, difícil de classificar, que contém texto teatral, ilustrações, pautas musicais e fotografias atuais de manifestações em que as crianças participam. Dá que pensar a leitores de todas as idades.
«Neste livro, Afonso Cruz parte da realidade histórica da Cruzada das Crianças e da pureza ética e moral destas para, como é seu hábito, operar uma revisão na história e proceder a uma atualização das reivindicações infantis segundo o desejo de criação de um outro mundo, moralmente impoluto e socialmente harmónico. Um mundo mais puro porque profundamente humano. É, assim, um livro a ser lido em conjunto por pais e filhos, educadores e crianças.» Miguel Real

 

NARRATIVAS JUVENIS

A Jennifer Chan não está sozinha
Tae Keller, vencedora da medalha Newbery, assina uma narrativa emocionante que irá ressoar em muitos leitores jovens e adultos. O desejo de ser popular, de pertencer ao grupo, e os extremos a que o bullying pode chegar estão no centro de um enredo cheio de tensão e mistério. A Jennifer é nova na escola, mas não tenta encaixar no grupo nem agradar aos outros. Tem a sua própria maneira de agir, não procura ser igual às outras raparigas e diz o que realmente pensa. A Mallory acha que ela precisa de uma lição, pois ninguém pode ser tão livre. Mas quando a Jennifer desaparece, a jovem vai questionar o seu comportamento e mergulhar fundo nas suas motivações.

 

O Leão por Cima da Porta
A família do Leo é de Singapura e a da Sangeeta é da Índia, mas os dois amigos vivem e estudam em Inglaterra. Por causa das suas origens, eles são muitas vezes discriminados e alvo de comentários racistas e xenófobos por parte de alguns colegas e vizinhos. Uma narrativa divertida e emotiva sobre a importância da nossa identidade e o impacto do racismo. Da mesma autora de O Rapaz ao Fundo da Sala e A Estrela Que vejo da Minha Janela.

 

NÃO-FICÇÃO

Esperança no Horizonte
Este é o primeiro título de não-ficção da multipremiada autora de O Rapaz ao Fundo da Sala. Um guia sobre coragem, empatia, bondade, no estilo próximo e intimista da autora, que explica como podemos fazer a diferença, promover a mudança e ajudar a construir um mundo mais justo.
Pode ser avassalador escolher as causas pelas quais queremos lutar e descobrir como podemos agir para mudar o mundo. Este guia desafiante pretende informar, inspirar e orientar todas as crianças que gostariam de ter um papel mais ativo, seja a combater o racismo, as alterações climáticas, a lutar pela democracia, pelos direitos humanos, justiça e igualdade.

 

 

Fake News: Questiona Tudo!
Um guia para estes tempos de notícias falsas e desinformação. Apresenta estratégias que permitem aprender a identificar e a combater as notícias falsas, e a desenvolver o espírito crítico e o pensamento livre. As autoras são vencedoras do prestigiado prémio Blue Peter.
«Um guia inestimável que vem ajudar os mais novos a filtrar, gerir e interpretar a vasta quantidade de informação que os rodeia.» — BookTrust

 

É Só Pele!
Escrito por uma paleobióloga e uma historiadora, e com ilustrações sugestivas e divertidas, este livro apresenta a história da pele humana, de forma simples, acessível e muito cativante. Da cor da pele, que tantas questões ainda suscita, a outros fatores diferenciadores, esta é uma viagem com muitas camadas.
No prefácio, o crítico e académico Henry Louis Gates, Jr., sublinha o contributo da obra no combate ao racismo: «Para combater o ódio, a xenofobia e o racismo, é preciso ensinar as crianças desde cedo acerca da história das raças e do racismo.»

Partilhar:
Outros artigos: