Nasceu em 1943 em Manchukuo, um estado-fantoche criado pelo Império do Japão na atual região da Manchúria e que existiu até à sua dissolução, em 1945, altura em que a sua família regressou à Coreia.
Em 1993, foi condenado a sete anos de prisão por uma viagem não autorizada ao Norte com o objetivo de promover o intercâmbio entre artistas das duas Coreias. Cinco anos mais tarde, foi libertado graças a um indulto especial concedido pelo novo presidente. Hwang Sok-yong é amplamente considerado pela crítica internacional um dos autores mais prestigiados e proeminentes da literatura coreana contemporânea.
É autor de uma extensa obra, que compreende mais de quinze romances, traduzidos em diversas línguas.
Foi galardoado com os mais prestigiados prêmios literários da Coreia, nomeado para o Prix Femina Étranger e finalista do International Booker Prize om o seu recente livro Mater 2-10.


