Em agosto, propomos que explorem um género literário que é muitas vezes esquecido: as bandas desenhadas e novelas gráficas, fáceis de ler numa tarde de praia ou nas noites abafadas em que custa a adormecer.
Mas não se engane o leitor! Não é por terem desenhos que estas histórias são mais leves ou menos interessantes. Fiquem com a nossa seleção de livros aos quadradinhos, para todos os gostos e idades. 🎨📚
Mafalda: Feminino Singular | Quino
«A leitura da Mafalda deveria ser obrigatória nas escolas, mas não nas primárias, e, sim, nas universidades.» – JOSÉ SARAMAGO
Uma seleção das tiras feminista de Mafalda, a irreverente menina que encantou gerações com a sua visão bem-humorada do mundo em que vivemos.
Balada para Sophie | Filipe Melo, Juan Cavia
Uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.
Desencantado e misantropo, o pianista Julien Dubois vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Quando é visitado por uma jornalista, começa a relembrar a sua vida, feita de rivalidade, desamor e arrependimento.
Mau Género | Chloé Cruchaudet
Vencedor do Prémio Comics ACBD da Crítica e Prémio do Público (Melhor Álbum) do Festival de BD de Angoulême
Uma banda desenhada que conta a história verídica de Paul Grappe, um desertor da Primeira Grande Guerra que se tornou travesti, desafiando autoridade e convenções sociais.
Nas Suas Mãos | Leïla Slimani
A biografia ilustrada da notável cirurgiã francesa Suzanne Noël, que lutou pela emancipação da mulher e defendeu o papel social da cirurgia estética.
Feminista convicta, Suzanne Nöel foi uma brilhante estudante de Medicina e uma pioneira da cirurgia estética e reconstrutiva, especialidade considerada perigosa e desnecessária pela comunidade médica do início do século XX.
Tendo-se apercebido de que a cirurgia plástica poderia constituir um instrumento valioso e útil para a emancipação da mulher, Suzanne Noël decidiu dar um contributo essencial nesse campo incipiente.
Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol.1) | Yuval Noah Harari
Primeiro volume da extraordinária adaptação ilustrada do bestseller internacional Sapiens. Um livro para conhecer o universo e as ideias de Yuval Noah Harari sobre a longa e agitada história do ser humano.
O Prazer | María Hesse
“María Hesse é um daqueles novos diamantes em bruto da ilustração.”Harper´s Bazaar
Delicado e visceral, como o prazer que exalta, um livro sobre o despertar da sexualidade quando se é mulher. Um caminho tortuoso, semeado de culpa, vergonha e ignorância, e a sua superação graças à curiosidade e ao exemplo sábio de outras mulheres.
Bloom 1: O Verão em Que o Amor Cresceu | Kevin Panetta
Uma história com os ingredientes perfeitos: amor, beijos e um par muito doce! Uma novela gráfica deliciosamente ilustrada, sobre a descoberta do amor e as consequências das nossas escolhas.
Uma história que nos mostra que as escolhas que fazemos podem ter consequências desastrosas, mas aqueles que nos amam estarão sempre por perto para nos ajudar a crescer.
O Jardim Secreto: Novela Gráfica |Mariah Marsden, Hanna Luechetefeld
“O clássico de Frances Hodgson Burnett é adaptado de forma perfeita nesta maravilhosa novela gráfica.” – YOUTH SERVICE BOOK REVIEWS
Depois de ficar órfã, Mary é obrigada a ir viver com o tio. Sem nada com que brincar em casa, vai explorar o exterior, onde descobre um jardim.
Considerado um dos melhores livros infantis do século xx, uma história de amizade, crescimento, recomeços e esperança.
Olívia 1: O Génio Espertalhão | Thom Pico
Vem conhecer a Olívia, heroína de aventuras repletas de ação, mistério, personagens caricatas e muito respeito pela natureza.
Olívia adora viver na cidade, mas, por causa do trabalho da mãe, tem de se mudar para o campo… Sim, o campo, onde NADA acontece! Até que aparece uma pastora de cães lãzudos, um par de monstros e ainda um génio que concede desejos matreiros…