Lista de leitura: distopias

Num mundo onde a vigilância digital e a desinformação imperam cada vez mais, a literatura distópica é mais relevante do que nunca. Mais do que efabulações, estas obras mostram-nos como regimes autoritários podem surgir e manter-se através do medo, da supressão de liberdades, da propaganda e da manipulação da verdade. Este mês deixamo-vos, portanto, uma lista de distopias, um convite para refletirmos sobre os desafios do presente e o futuro que queremos evitar.

 

Mil novecentos e oitenta e quatro
George Orwell

Considerado o romance mais influente do século XX, leva-nos para um mundo onde a realidade é reconfigurada segundo a vontade do Partido, e onde impera a vigilância omnipresente do Grande Irmão.

 

 

 

 

Kallocaína
Karin Boye

Num país que exerce uma vigilância cerrada, impedindo que os cidadãos desenvolvam pensamentos subversivos, é descoberto um soro da verdade. Uma realidade assustadoramente atual.

 

 

 

 

Admirável mundo verde
Filipa Fonseca Silva

Num futuro não muito distante, um grupo de activistas pelo clima radicaliza-se e decide derrubar o sistema, impondo uma sociedade totalmente verde. Mas a que preço?

 

 

 

 

A laranja mecânica
Anthony Burgess

Alex, jovem delinquente, dá conta da sua “reeducação” no contexto de um projecto do Governo para erradicar a violência. Um dos grandes clássicos do século XX, reflete sobre o bem e o mal, e a liberdade para escolher entre os dois.

 

 

 

Jogos de prisão
Nana Kwame Adjei-Brenyah

Em direto para milhões de pessoas, prisioneiros lutam como gladiadores pelo prémio final: a liberdade. Um olhar contundente sobre o sistema prisional americano, o racismo sistémico e o capitalismo desenfreado.

 

 

 

 

 

 

Escola para boas mães
Jessamine Chan

Depois de deixar a filha sozinha por algumas horas, Frida perde a guarda da criança e é inserida num programa de reabilitação do Estado, que visa formar mulheres para se tornarem boas mães.

 

 

 

 

 

Os funcionários
Olga Ravn

Num futuro longínquo, humanos e humanoides trabalham lado a lado como meros funcionários. Uns nascem e morrem; outros são criados e vivem para sempre. Uma crítica à supremacia do trabalho e da lógica da produtividade.

 

 

 

 

 

Do outro lado
Mafalda Santos

Uma história de amor entre Gabriel e Sara, cada qual a viver num universo diferente. Um livro que convida à reflexão de temas como ética, solidariedade e empatia.

 

 

 

 

 

Quinta dos animais
George Orwell

A edição para crianças do clássico de Orwell. Um grupo de porcos decide revoltar-se e tomar conta da quinta. Mas o sonho dá lugar ao pesadelo quando a revolução dá lugar à ditadura.

Partilhar:
Outros artigos: