Plano Nacional de Leitura
Cultura e Sociedade – Literatura – Maiores de 18 anos
Ray Carney tem uma história semelhante à de várias outras do seu bairro. É vendedor de mobília, pai de família, homem pacato.
Pouca gente sabe que ele descende de uma linhagem de rufiões e que há várias pontas soltas no seu caminho.
Como o dinheiro nem sempre chega, Ray desenrasca-se com esquemas trapaceiros pouco recomendáveis, à boleia das atividades ilícitas do primo Freddie. Mas há um dia em que os planos dão para o torto e Ray cai numa teia de corrupção, crime e pornografia, a que não faltam polícias duvidosos e arruaceiros sem escrúpulos. Começa aqui a sua vida dupla e Ray vai percebendo melhor quem realmente puxa os cordelinhos.
Um mistério policial entrelaçado com a história de uma família comum, encenado no fervilhante Harlem dos anos 60, sobre o pano de fundo do movimento dos direitos civis, numa época histórica irrepetível, que mudaria para sempre o mundo.
Colson Whitehead – «mestre do romance», um dos mais premiados escritores da atualidade e voz literária fundamental na história da cultura negra – oferece-nos uma narrativa de crimes e castigos, episódios tragicómicos, pequenas vinganças e grandes disfarces.
Um impressionante romance sobre raça e poder, os temas fulcrais da obra deste escritor.
Os elogios da crítica:
«Whitehead oferece-nos aqui a sua magnífica eloquência, numa trama onde se enredam história urbana, estratificação racial, grandes esperanças e pequenos trafulhas.» — The New York Times
«O leitor é transportado para o centro do movimento dos direitos civis, numa época em que os tumultos no Harlem começaram a transformar a cena política. A partir daqui, Whitehead constrói um romance policial brilhante, capaz de se desdobrar ainda numa reflexão acerca da geografia negra.» — Financial Times
«Desenrolando-se a um ritmo veloz, revelador de arguta capacidade de análise e fino sentido de humor, este é um romance sobre raça, poder e a história do Harlem, sob a capa de um policial pleno de adrenalina.» — San Francisco Chronicle
«Ao contrário dos romances anteriores, A estrada subterrânea e Os rapazes de Nickel, dedicados a temas sérios como a escravatura e o sistema de justiça juvenil, Ao ritmo do Harlem é uma folia desenfreada e cativante. No entanto, também aqui o autor dá voz à devastadora desigualdade histórica que separa negros e brancos na Nova Iorque do século XX.» — The Independent
«Whitehead dá continuidade a uma longa linhagem de escritores negros que usam de modo subversivo o romance policial, expondo as hipocrisias da justiça, os falsos argumentos morais do capitalismo e o facto de a América ter tido origem num saque de que todos somos cúmplices.» — The Atlantic
Whitehead volta a mostrar que é um mestre da reinvenção.» — The Washington Post
Whitehead exercita aqui com vigor o seu músculo literário, alargando as expectativas sobre a literatura policial. Este é também um romance social, que questiona a natureza do preconceito e a forma como o lugar de onde vimos impõe limites ao nosso futuro. Ao ritmo do Harlem está construído como uma tragédia em três atos para investigar se Ray Carney conseguirá escapar à vida que lhe foi destinada sem que ele quisesse.» — The Observer