Cecília não encaixa em estereótipos: é casada mas não tem nem deseja ter filhos, quase nem olha para o marido mas vive uma sexualidade plena fora de portas, e é pediatra mas detesta crianças.
Exacerbadamente egocêntrica e pragmática, orienta o seu quotidiano de acordo com caprichos, sem compromissos nem sentimentalismos.
Está bem instalada na vida que construiu: um consultório bem-sucedido, um casamento aborrecidamente estável e uma vida interior selvaticamente livre.
Tudo ameaça mudar quando surge em cena um pediatra humanista, atento às medicinas alternativas e aos partos naturais, que começa a roubar pacientes a Cecília.
Ao mesmo tempo que o casamento vai ruindo, o filho do seu amante desperta na pediatra sentimentos que ela nunca antes imaginara.
Nesta encruzilhada, Cecília vê-se compelida a repensar os caminhos da sua vida, comovendo e pertindo o leitor em doses generosas.
“Impossível não se deixar seduzir pela fúria insana de Cecília, a pediatra canalha. […] O humor vil de Del Fuego tanto choca quanto fascina, nesse cirúrgico absurdo literário passado no sacrossanto momento do parto.” Fernanda Torres
“Um livro impiedoso e deliciosamente sarcástico. Cecília é uma das personagens mais apaixonantes que li este ano.” Tati Bernardi, Folha de S. Paulo
“A linguagem parece refletir a personalidade da protagonista, Cecília, uma médica que não cria laços afetivos com nada nem com ninguém, e cujas ações, ainda que delirantes, são absurdamente pragmáticas e visam tão somente satisfazer seus interesses mais imediatos, muitos deles frívolos e antiéticos. […] A pediatra faz uma crítica à superficialidade com que julgamos as pessoas e as profissões.” O Globo
Sobre a obra de Andréa del Fuego
“Uma [prosa] das mais estimulantes de entre as que se escrevem em língua portuguesa hoje em dia.” José Mário Silva, Expresso
“[Um] domínio perfeito da linguagem […]. A exatidão das palavras transfigura a realidade, fazendo do mundo possível o mundo real. Não é essa a função da literatura?” Eduardo Pitta, Sábado
“A escrita surpreende insuspeitados recursos de estranheza na coloquialidade quotidiana e desenvolve-se num ritmo muito seguro, perturbante e por vezes quase alucinatório.” Vasco Graça Moura
“Um estilo conciso, frases que golpeiam, a beleza sem artifícios da origem do mundo.” Pílar del Rio