17,50 

1973

No ano em que se cumprem cinquenta anos sobre o último ano do Estado Novo, Tiago Beato, jornalista e escritor, viaja até esse período e faz uma compilação dos momentos mais paradigmáticos de um país em ebulição.
Da política à cultura, passando pela sociedade e pelo desporto, 1973 desenha um retrato social e cultural do país, com um olhar que se alarga ao mundo, nos últimos meses de uma ditadura com os dias contados.

654 em stock

Também disponível em EBOOK:

Características

Chancela Objectiva

Autor(a) Tiago Beato

ISBN 9789897847950
Data de publicação Novembro de 2023
Edição atual 2.ª
Páginas 336
Apresentação ^capa mole
Dimensões 150x230mm

Coleção Objectiva

Idade recomendada Adultos
Partilhar:
Descrição

Em 1973, os portugueses vivam sob o jugo do Estado Novo há quarenta anos. Se era já inevitável, para alguns, o fim do regime, para muitos outros, era apenas mais um ano do século XX, em que notícias, livros, guiões de cinema e peças de teatro continuavam a ser censurados, em que milhares de jovens perdiam a vida na absurda e injusta guerra colonial, em que, para uma percentagem grande da população, a emigração era a única alternativa à miséria. Ainda não o sabiam, mas 1973 seria o último ano civil sob a égide do Estado Novo. A edição inaugural do Expresso, a declaração unilateral de independência da Guiné-Bissau, as eleições legislativas – as últimas em ditadura -, a participação no Festival da Eurovisão, com a famosa canção Tourada, com letra do poeta Ary dos Santos e interpretada por Fernando Tordo, as manifestações estudantis violentamente reprimidas, as ondas de choque da crise internacional do petróleo, tudo concorre para o dia de abril que ficaria para sempre assinalado nos calendários dos portugueses.

Passados cinquenta anos, Tiago Beato, jornalista e escritor, viaja até esse período e faz, neste 1973 – Uma Cronologia do Ano Zero, uma compilação dos momentos mais paradigmáticos de um país em ebulição, pautados pelos acontecimentos internacionais que marcavam a atualidade na altura. Da política à cultura, passando pela sociedade e pelo desporto, 1973 faz um retrato social e cultural do país, com um olhar que se alarga ao mundo, nos últimos meses de uma ditadura com os dias contados.

Do mesmo autor
Nenhum resultado encontrado.
Outras sugestões

18,86 

A Rússia de Putin

18,85 

Breve História das Grandes Expedições Científicas: Aventuras no Desconhecido que Mudaram o Mundo

20,69 

O Voluntário de Auschwitz: Uma História Real de Coragem sem Limites

20,66 

O Telegrama

29,96 

A Guerra Secreta: Espiões, Códigos e Guerrilhas 1939–1945

21,92 

No limiar da História

Artigos relacionados com o autor
Nenhum resultado encontrado.