Dulce Gavina Serrão é natural de Caxinas, Vila do Conde, onde nasceu em 1966.
É educadora de infância desde 1988 e licenciou-se na Escola Superior de Educação de Santa Maria, instituição onde, mais tarde, em 1992, concluiu também o bacharelato em Educação Pré-Escolar.
Com uma vasta experiência profissional na área da educação de infância, exerceu funções em diversas instituições, maioritariamente Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), onde desempenhou funções de docência, coordenação pedagógica e orientação de equipas. Ao longo do seu percurso, trabalhou com diferentes faixas etárias, desde a primeira infância até à adolescência.
Durante vários anos, colaborou com a Escola Superior de Educação de Santa Maria na qualidade de Educadora Cooperante, integrando processos de supervisão da prática pedagógica de estagiárias e contribuindo para a formação de futuras profissionais da educação.
Movida por uma profunda paixão pela infância e pela observação atenta das práticas educativas, foi construindo, ao longo da sua carreira, um vasto conjunto de materiais pedagógicos, registos, instrumentos de observação e propostas de avaliação, fruto de anos de reflexão sobre práticas, metodologias e experiências vividas com as crianças.
O desejo de partilhar este património profissional deu origem a um projeto que reflete a sua visão, experiência e reflexão sobre a educação. Este projeto procura inspirar educadores, apoiar a construção de práticas significativas e fortalecer os processos de avaliação na educação de infância, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.


