Sheera Frenkel e Cecilia Kang, premiadas jornalistas do New York Times, oferecem-nos um relato impressionante da queda em desgraça do gigante de Sillicon Valley.
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Desde o escândalo que envolveu a Cambridge Analytica e a campanha de desinformação russa, que o Facebook tenta desviar atenções e esquivar-se a uma avalanche de controvérsias e inquéritos sobre a sua estratégia empresarial. Este gigante tecnológico, que se arroga a criação de um mundo hiperconectado onde todos usufruem de igual direito a expressar-se livremente, é, na verdade, uma voraz máquina de recolha de dados. Ao mesmo tempo, serve, sem escrúpulos, de plataforma a uma epidemia de desinformação tóxica e danosa cujas consequências estão à vista de todos.
Muitos consideram que, nos últimos anos, o Facebook perdeu o rumo, que se desviou do seu intento original, o de aproximar pessoas. No entanto, esta minuciosa investigação das premiadas Sheera Frenkel e Cecilia Kang demonstra precisamente o contrário: os passos em falso dos últimos anos não são uma anomalia, antes consequências inevitáveis da arquitetura de um modelo de negócio impiedoso onde imperam as lutas de poder, enorme secretismo e operações ocultas. Sob a liderança de ferro do génio tecnológico de Mark Zuckerberg e do arquétipo da mulher-de-negócios-inspiradora Sheryl Sandberg, o crescimento ilimitado e o lucro desmedido têm sido as únicas constantes na evolução deste colosso.
Esta não é a história de um cientista que perdeu o controlo sobre a sua criação. É a história real de duas pessoas que deliberadamente entregaram o seu império para servir de palco a criminosos e regimes políticos corruptos, com consequências devastadoras para todo o mundo.