10 livros adaptados ao cinema

Aproxima-se a grande cerimónia de  prémios do cinema internacional! É já este domingo (2) que se estende a carpete vermelha para mais uns Oscars.  Aproveitamos esta altura para relembrar alguns dos nossos livros que foram (ou serão) adaptados ao grande ecrã.

O fenómeno de Colleen Hoover chegou às salas de cinema no ano passado, protagonizado por Blake Lively e Justin Baldoni. A história segue Lily, uma rapariga de 25 anos que acaba de chegar a Boston e conhece o homem dos seus sonhos, Ryle. Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily.

Unanimemente considerada uma obra de arte e de literatura, Aqui é uma das novelas gráficas mais inovadoras de sempre, responsável por revolucionar o género. Protagonizado por Tom Hanks, a adaptação ao cinema ficou a cargo de Eric Rhoth e Robert Zemeckis, que também realizou o filme.

Esta produção nacional foi levada a cabo pela dupla de cineastas independentes, Inês Barros e Fábio Rebelo. Baseado no romance de Filipa Fonseca Silva, O Elevador é uma história de amor e desamor, onde a narrativa é entrecortada pelo diálogo entre dois amantes a tentarem descobrir o que significa uma vida a dois.

Adaptado da série de sucesso de Peter Brown, Robot Selvagem já arrecadou inúmeros prémios e está até nomeado para três Oscars: Melhor Filme de Animação, Melhor Som e Melhor Banda Sonora.

A história passa-se numa ilha selvagem, onde um grupo de lontras encontra Roz, um robot que lhes parece um monstro brilhante.

Um livro peculiar, uma vez que não se trata de uma adaptação, mas sim do livro à volta do qual o filme se passa. Um thriller de espionagem explosivo, Argylle é protagonizado por Henry Cavill e Bryce Dallas Howard.

A história de dois amigos que lutam pela sobrevivência num reformatório para jovens, Os Rapazes de Nickel recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção. Adaptado ao cinema por RaMell Ross e protagonizado por Ethan Herisse, o filme recebeu nomeações para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado, nos Oscars.

Recém-chegado às livrarias, Trilogia da Paixão de Ariana Harwicz, fala de maternidade, desejo e transgressão. O primeiro dos três contos está a ser adaptado ao cinema sob o título Die, My Love. Será produzido por Martin Scorsese e contará com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson nos papéis principais.

Com 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o thriller de Paula Hawkins mudou para sempre o modo como vemos a vida dos outros. A Rapariga no Comboio foi adaptado em 2016 e protagonizado por Emily Blunt e Rebecca Ferguson.

De um nome incontornável da literatura americana do século XX, a história de um amor posto à prova pela injustiça. Se Esta Rua Falasse inspirou o aclamado filme de Barry Jenkins, nomeado para Melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Adaptado nos Oscars 2019.

Um Filme Minecraft chega aos cinemas já em abril e conta com Jason Momoa e Jack Black no elenco. Baseado e passado no universo do video-jogo Minecraft, que deu origem também à coleção de livros.

Partilhar:
Outros artigos: