Aproxima-se a grande cerimónia de prémios do cinema internacional! É já este domingo (2) que se estende a carpete vermelha para mais uns Oscars. Aproveitamos esta altura para relembrar alguns dos nossos livros que foram (ou serão) adaptados ao grande ecrã.

O fenómeno de Colleen Hoover chegou às salas de cinema no ano passado, protagonizado por Blake Lively e Justin Baldoni. A história segue Lily, uma rapariga de 25 anos que acaba de chegar a Boston e conhece o homem dos seus sonhos, Ryle. Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily.

Unanimemente considerada uma obra de arte e de literatura, Aqui é uma das novelas gráficas mais inovadoras de sempre, responsável por revolucionar o género. Protagonizado por Tom Hanks, a adaptação ao cinema ficou a cargo de Eric Rhoth e Robert Zemeckis, que também realizou o filme.

Esta produção nacional foi levada a cabo pela dupla de cineastas independentes, Inês Barros e Fábio Rebelo. Baseado no romance de Filipa Fonseca Silva, O Elevador é uma história de amor e desamor, onde a narrativa é entrecortada pelo diálogo entre dois amantes a tentarem descobrir o que significa uma vida a dois.

Adaptado da série de sucesso de Peter Brown, Robot Selvagem já arrecadou inúmeros prémios e está até nomeado para três Oscars: Melhor Filme de Animação, Melhor Som e Melhor Banda Sonora.

Um livro peculiar, uma vez que não se trata de uma adaptação, mas sim do livro à volta do qual o filme se passa. Um thriller de espionagem explosivo, Argylle é protagonizado por Henry Cavill e Bryce Dallas Howard.

A história de dois amigos que lutam pela sobrevivência num reformatório para jovens, Os Rapazes de Nickel recebeu o Prémio Pulitzer de Ficção. Adaptado ao cinema por RaMell Ross e protagonizado por Ethan Herisse, o filme recebeu nomeações para Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado, nos Oscars.

Recém-chegado às livrarias, Trilogia da Paixão de Ariana Harwicz, fala de maternidade, desejo e transgressão. O primeiro dos três contos está a ser adaptado ao cinema sob o título Die, My Love. Será produzido por Martin Scorsese e contará com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson nos papéis principais.

Com 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o thriller de Paula Hawkins mudou para sempre o modo como vemos a vida dos outros. A Rapariga no Comboio foi adaptado em 2016 e protagonizado por Emily Blunt e Rebecca Ferguson.

De um nome incontornável da literatura americana do século XX, a história de um amor posto à prova pela injustiça. Se Esta Rua Falasse inspirou o aclamado filme de Barry Jenkins, nomeado para Melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Adaptado nos Oscars 2019.

Um Filme Minecraft chega aos cinemas já em abril e conta com Jason Momoa e Jack Black no elenco. Baseado e passado no universo do video-jogo Minecraft, que deu origem também à coleção de livros.