O Poço das Histórias: uma nova coleção que aproxima os leitores de novos autores nacionais

Neste início de um novo ano letivo, celebramos a chegada de uma nova coleção de histórias maravilhosas, nascidas da arte e do engenho de novas autoras e ilustradoras nacionais. Estreando-se com dois títulos, O Poço das Histórias vem dar de beber a quem tem sede de contos recheados de imaginação, memórias, tradições, sonhos e sentidos. Com O Velho Piano e Um Desafio com Arte, convidamos todos os leitores a espreitar para dentro deste poço mágico, onde vamos descobrir que as histórias estão por todo o lado, basta estarmos disponíveis e abertos à curiosidade e ao encanto.

 

Porquê o poço?

Na tradição popular e comunitária, os poços sempre foram locais de encontro e uma oportunidade de convívio e troca de experiências. As pessoas ali se dirigiam, não só em busca de água, mas também para aprender, ensinar e partilhar. Simbolicamente, o poço está também associado a magia, encantamento, segredos e tesouros. O que se esconde no fundo do poço, o que nos atrai para a sua beira?

Com este imaginário como pano de fundo, a coleção O Poço das Histórias quer assim atrair para a sua beira os pequenos leitores em formação, que fazem a transição dos álbuns ilustrados para as leituras com maior densidade de texto.

Susana Paiva, editora da Booksmile e responsável pela criação desta coleção, não esconde o orgulho neste novo projeto em que aposta na procura de novos talentos, elegendo a qualidade e a criatividade dos textos e das ilustrações para construir um poço sólido e valoroso:

«É com uma enorme alegria e um orgulho imenso que vejo nascer a coleção O Poço das Histórias, um projeto que durante alguns anos borbulhou na minha cabeça e que, finalmente, se concretiza.
Mas porquê um poço? Porque passei a minha infância a brincar junto ao velho poço da aldeia dos meus avós e a ouvir, perto dele, as mais mirabolantes histórias. Acredito que os poços — tal como a nossa imaginação — são lugares «sem fundo», de onde podem surgir maravilhosas surpresas. E que bela surpresa ver o talento destas autoras e ilustradoras, e trabalhar com elas em histórias repletas de sensibilidade e criatividade, que tanto apelam a valores essenciais como a amizade, a empatia, a coragem, a autoestima…
Na Penguin, acreditamos na importância de abrir espaço a talentos emergentes. E mais do que uma coleção de livros, O Poço das Histórias é uma aposta e um voto de confiança no futuro da literatura infantil portuguesa.
Desejo que crianças, pais, avós, educadores e professores se encantem ao descobrir estes livros, e que se atrevam a espreitar para o fundo deste poço cheio de palavras, sonhos, cores, ritmo, detalhes, imagens, emoções… Espero que estas histórias possam cumprir a sua missão e encontrem um lugar especial nas estantes — e na memória — de muitas crianças (e adultos!) por todo o país, promovendo momentos de leitura partilhada, descoberta e encantamento.»

 

Histórias e mais histórias

Por vezes, os poços secam mas aqui não corremos esse risco. De onde estas primeiras histórias nos chegam, muitas mais virão. A coleção pretende dar a conhecer vários novos autores e ilustradores portugueses, também no cumprimento de uma missão essencial da Penguin que passa por valorizar e projetar o talento nacional.

Ana Rute Elias e Mara Domingues são as primeiras autoras a assinar o seu nome nesta série, a elas se juntando as ilustradoras Margarida Josué e Estrela Lourenço. Um quarteto de mulheres que abre com chave de ouro a porta para mundos diversos e ricos que irão surpreender e cativar os leitores.

 

Um Desafio com Arte e as raízes rurais

Inspirada pelas suas raízes beirãs, Ana Rute Elias entrega-nos a história de Ana Teresa, uma menina que vive no meio rural e irá descobrir, através de um desafio proposto na escola, que a arte está um pouco por todo o lado, só temos de a descobrir e acarinhar.

Reconhecer o valor de cada lugar, de cada comunidade, das suas tradições, saberes e ofícios, é o grande ensinamento desta história ambientada num quotidiano rural que se pretende também valorizar e divulgar.

 

O Velho Piano e a importância de saber acolher e respeitar 

Mara Domingues tem formação em escrita criativa e vários anos de experiência nas andanças das letras. Mas assina pela primeira vez um livro em nome próprio, em que pôs tanto de si que a história é inspirada nas suas sobrinhas.

Neste conto delicado e musical, duas irmãs sentem-se intrigadas com um novo vizinho. Ele parece antipático e carrancudo, mas toca piano maravilhosamente… Como pode isso ser? A curiosidade das meninas irá levá-las a perceber a importância de saber ouvir, escutar o outro e aceitá-lo no seu modo de ser e estar.

 

Temáticas e desafios

Em cada livro da coleção estão identificadas as temáticas em evidência no enredo, para facilitar a busca a quem deseja explorar temas específicos, como amizade, empatia, comunidade, arte e tantas outras.

No final de cada história há desafios para resolver e as autoras disponibilizam os contactos para receberem textos das crianças, além de sugestões, partilhas e ideias. O objetivo é estimular o contacto com os leitores, estreitando assim a relação com os autores e com a leitura.

 

O Poço das Histórias é para todos, venham daí e juntem-se a esta comunidade!

Partilhar:
Outros artigos: