Acabar com o stress, a ansiedade e a dor crónica. O desafio a que se propõe Nick Potter em O significado da dor é ambicioso. Porém, o especialista no tratamento de problemas complexos da coluna cervical, nas dores crónicas de cabeça e pescoço, e no efeito do stress no corpo tem observado os efeitos dos seus exercícios práticos nos seus pacientes das últimas décadas.
Formado na Escola Britânica de Osteopatia, com este novo livro (editado pela Vogais) decidiu explicar o que é a dor crónica, o stress e o que todos estes fatores fazem ao nosso corpo e à nossa vida. Dos diferentes tipos de dor à raiz do problema, passando por casos específicos que lhe passaram pelas mãos, Nick Potter aborda tudo. A respiração tem direito a um capítulo, o oitavo, já que é algo a que, considera o autor, devíamos dar mais atenção na nossa vida.
“Todos os meus pacientes têm isto incutido neles. Eu digo-lhes que, se não fizerem os exercícios respiratórios, não vale a pena voltarem. Isso chama-lhes a atenção! Assim, se não retirar mais nada deste livro, faça simplesmente os exercícios que lhe apresento neste capítulo”, explica Nick Potter.
Há vários exercícios propostos para treinar a respiração, dependendo daquilo que pretende melhorar. Um deles é a “respiração 3-4-5”. Vamos experimentar?
Respiração 3-4-5
Esta é muito boa para pessoas que são propensas a ansiedade ou stress. É ótima para fazer no trabalho se conseguir encontrar um local tranquilo ou até mesmo sentado à secretária. Inspire (idealmente, com a boca fechada) durante três segundos, sustenha a respiração durante quatro segundos e expire durante cinco segundos. Simples. Se puder, faça isto durante cinco segundos. Simples. Se puder, faça isto durante cinco minutos antes de um evento, reunião ou apresentação stressante.